Título da redação:

Infância ou influência ?

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 19/05/2016

Tendo-se o capitalismo como o atual sistema econômico mundial , a sociedade inserida nesse contexto se vê delimitada nos aspectos deste sistema , onde nesse meio , há uma parcela facilmente influenciada por essas delimitações , que é a infantil . As crianças são diariamente "bombardeadas " por artifícios capitalistas como a publicidade infantil , expondo-as à realidade do capital , podendo formar futuramente pessoas consumistas . Grande parte das empresas usam estratégias de marketing voltadas para os momentos de recreação das crianças , pois nesse período elas comumente interagem com os meios informacionais . Como por exemplo , ao assistir um desenho animado , durante o intervalo provavelmente se deparará com propagandas de brinquedos e outros produtos . Assim , quando esta criança for a um centro comercial , possivelmente se recordará das publicidades e influenciará seus pais ou responsáveis a consumir . Esse fato pode ser afirmado por dados do site recicloteca , que aponta como 83 % das compras familiares são influenciadas por publicidades infantis . Logo , por os "pequenos" estarem em plena formação psicológica , esse grande contato com o consumo negligenciado , pode vir a ficar marcado na sua personalidade , levando essa criança a se tornar um indivíduo consumidor e impulsivo , podendo até repassar essa prática para seus descendentes , gerando assim uma reação em cadeia . Essa sistemática pode ser explicada pelo estudioso Vayer , que afirma o desenvolvimento psicológico infantil , como resultado de intensas interações das unidades : criança e mundo . Portanto , torna-se indubitável a influência da publicidade na mente infantil , impulsionando-as para a prática do consumo excessivo . Diante disso , torna-se necessário a participação do governo , da família e da escola na introdução de medidas , como a regulação do tipo de publicidade mostrada nos meios comunicativos , inserção de palestras e debates nas escolas , voltados para o tema , com o intuito de esclarecimento, e a divulgação de propagandas conscientizadoras na mídia , com a finalidade e gerar reflexão .