Título da redação:

Indução Infantil

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 26/05/2016

Os indivíduos, nos primeiros anos de vida apresentam sua formação de personalidade influência pelos pais e por fatores do meio. A influência social é o ato de levar uma pessoa a fazer algo que, a princípio, desconhecia. Essa influência pode apresentar várias perspectivas , mas a partir de qual momento ela se torna prejudicial para o desenvolvimento do ser humano? As crianças diariamente estão expostas ao mundo da manipulação, e isso ocorre principalmente através da mídia, que com as suas propagandas de brinquedos e produtos alimentícios que envolvem personagens infantis, acabam levando as crianças a quererem essas coisas para serem felizes. Essas crianças acabam levando seus desejos aos pais, e para saciar essa felicidade muitos pais acabam realizando seus desejos. Mas esses desejos nunca são saciados completamente, pois a cada dia que passa novas propagandas de produtos infantis estão sendo lançadas, e com isso mais produtos vão gerar o interesse das crianças. Esse ciclo sem fim entre o consumidor e o produtor é uma péssima influência para o desenvolvimento infantil, pois as crianças estão se tornando consumistas desde o momento do berço e no futuro elas irão se tornar adultos consumistas compulsórios. Entretanto, a mídia também pode influênciar de forma positiva; através de campanhas contras as drogas, a violência, mas na maioria das vezes ela vai nos induzir a ter, ser e fazer o que não somos e a uma das coisas ao nosso alcance que podemos fazer é tomar cuidado com esse poder que a mídia exerce sobre nós. O governo, como forma de acabar com essa manipulação desenfreada da mídia sobre as crianças deveria implantar nas escolas a educação financeira. Esse projeto deveria começar a ser colocado em prática no ensino fundamental para que estivesse presente desde o começo da formação dos indivíduos, e como resultado iria formar cidadãos conscientes para futuro. Também deveria haver a proibição da associação de produtos alimentícios que envolvessem personagens infantis, para que as crianças não sejam levadas a consumirem o alimento apenas por causa do desenho.