Título da redação:

Identidade não se compra

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 31/05/2016

A publicidade tem grande poder de persuasão. Durante a Segunda Guerra Mundial, com as propagandas de caráter positivo ao governo de Hitler, foi possível perceber o tamanho da influência midiática sob a população. Considerando que as crianças são a parcela mais influenciável da sociedade, a mídia aproveita para incentivar o consumismo infantil sem pensar nas consequências. Será que as grandes empresas não percebem o quanto as propagandas podem alienar as crianças? A criança como consumidora é um problema, pois acaba ocasionando o abandono da infância, visto que as crianças são criadas sob a ótica capitalista devido ao amplo acesso às mídias. Brincadeiras de rua foram substituídas por videogames, tablets e celulares. O contato diário e excessivo com esses aparelhos eletrônicos podem causar problemas de vista, desistimulação aos estudos, perda da capacidade motora e diminuição das atividades físicas, deixando as crianças sedentárias. Ou seja, esse estimulo ao consumo infantil pode causar problemas de saúde e psicológicos. Ademais, empresas apostam sempre nos produtos com cores chamativas, brindes e personagens para chamar a atenção e aumentar o número de vendas. O impedimento para que o consumismo infantil deixe de ser um problema está na falta de fiscalização e na falta de controle por parte do Ministério das Telecomunicações, que autoriza propagandas destinadas ao público infantil. Além disso, os pais ausentes compram vários presentes como forma de suprir a falta de cuidado e atenção por parte deles, aumentando assim o desejo da criança por bens materiais. O que prejudica a formação da personalidade e da identidade do indivíduo, tornando-o uma pessoa fria e materialista que pode ter problemas com o convívio em sociedade. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério das Telecomunicações deve controlar todas as propagandas destinadas ao público infantil a fim de evitar publicidades apelativas e extremamente persuasivas. As escolas junto aos pais e responsáveis dos alunos devem incentivar as crianças a pararem com o uso constante de aparelhos eletrônicos e a diminuírem o desejo por bens materiais através de palestras, aulas especiais sobre o assunto, vídeos e peças teatrais mostrando o perigo do consumismo infantil pois, como dizia Kant: “ O ser humano é aquilo que a educação faz dele”.