Título da redação:

Desenvolvendo crianças livres e responsáveis

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 10/05/2016

O consumismo como um todo é uma ideologia distorcida, desprovida de valores sociais, econômicos e ambientais, exercida na sociedade contemporânea. Com isso, há uma troca de valores na busca da satisfação dos desejos adultos e infantis. Como já dizia Rousseau: " o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe ". O raciocínio do filósofo é aplicável na sociedade contemporânea, uma vez que o mundo infantil é bombardeado pelo marketing empresarial, pela sociedade consumista, que prioriza o ter no lugar do ser. A corrupção na índole dos homens da qual falou Rosseau, pode ser vista na alienação da sociedade, influenciada pelas propagandas na TV, na Internet, que considera o assunto em questão normal, podendo então, ser comum na vida dos pequeninos. Dignas de um marketing fortemente persuasivo, as grandes empresas fazem uso de personagens conhecidos, embalagens coloridas, brindes e promoções que envolvem o mundo infantil, para que na hora das compras, crianças influencie seus pais a comprarem aquilo que é oferecido. Não importa a qualidade do produto, o que vale é comprar. Essa estratégia é eficiente, pois segundo o IBOPE(Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística),as crianças brasileiras influenciam 80% das compras de uma família. Carros, roupas, calçados, comida, eletrodomésticos, quase tudo tem um palpite das crianças na hora das compras. As crianças que vivem uma fase peculiar, propícia para a formação da cidadania, estão cada vez sendo influenciadas pelas ideias consumistas. Vê-se então, na atualidade, as graves consequências causadas pelo consumo exacerbado: obesidade infantil, erotização precoce, banalização da infância, agressividade e violência. Diante disso, compreende-se a necessidade de formar uma sociedade responsável com o meio ambiente, consciente e menos consumista. Isso, portanto, pode ser feito pela ação governamental na punição dos abusos das propagandas do mercado infantil e ajuda da escola colocando o assunto em debate na sala de aula. Além disso, não se pode esquecer que a família é a primeira instituição que a criança mantém contato, podendo, os pais, educarem seus filhos com princípios de cidadania. Dessa forma, o país terá crianças livres dos ataques empresariais, midiáticos; com senso crítico, menos hedonistas e responsáveis.