Título da redação:

Crescendo com o consumo

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 19/04/2016

A sede por lucros é o que caracteriza o sistema capitalista vigente no mundo atual. Vender,vender, vender, e nada mais. Estruturado tal qual conhecemos hoje, o capitalismo teve suas bases erguidas na Revolução Industrial do século XVIII. O princípio que regia e rege essa ordem é o consumo. Nem as crianças escapam do consumismo. Cada vez mais cedo elas são inseridas na lógica capitalista. E são elas as presas mais fáceis. Filósofos da Escola de Frankfurt criticavam o uso da mídia para influenciar as massas. As crianças, por serem imaturas para discernir, são influenciadas por essas mídias, principalmente as propagandas. Elas são levadas a relacionar a "magia" dos comerciais ao produto oferecido por eles, tornando-se, assim, novas máquinas de comprar. Pesquisas já apontam para a participação do filhos em cerca de 80% das compras em família. Dessa forma, as crianças crescem sem raciocinar sobre o que estão consumindo, sendo apenas influenciadas pelos impulsos desencadeados pelo marketing. Outro fator de risco é o produto que os pequenos consomem. Brindes oferecidos juntos com comidas de fast food, salgados, refrigerantes e guloseimas fazem com que eles consumam mais esse tipo de alimento, fato que pode desencadear problemas graves de saúde, como a obesidade e a diabetes. Além disso, o consumismo exagerado na infância impede que haja uma educação financeira, favorecendo, no futuro, o surgimento de adultos irresponsáveis financeiramente. Diante disso, e certo de que é impossível escapar do consumo, é preciso educar as crianças. Em casa é necessário que os pais imponham limites aos anseios materiais dos filhos, não se deixando influenciar pelas "manhas e birras". Além disso, em parceria com a família, as escolas podem elaborar projetos visando a educação financeira das crianças, com jogos lúdicos e palestras acessíveis. Ainda, quanto à propaganda, cabe ao Estado, por meio de órgão como o CONAR, proibir o uso de qualquer tipo de personagem, música ou brindes capazes de influenciar as escolhas das crianças. Dessa forma será possível amenizar os efeitos nocivos do consumismo no início da vida.