Título da redação:

Cortando o consumismo pela "raíz"

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 21/04/2016

Para o sociólogo Durkheim, a educação se dá pelas ações das gerações adultas, sobre as que ainda não alcançaram a maturidade de sua vida social. Nesse contexto, fica explícito a causa do atual consumismo infantil desmoderado: os responsáveis. Portanto, quais as consequências deste problema para o futuro indivíduo? Diversas maneiras para alcançar a atenção do público infantil são utilizadas, estrategicamente, por empresas alimentícias, têxteis e, principalmente, por indústrias de brinquedos e jogos. Bem como, podem ser observadas em produtos coloridos, com formas e imagens de personagens, entre outros. No entanto, ao receber tal publicidade massiva em sua disposição, a criança acaba por recorrer tal produto aos pais, que, quanto atendida positivamente, começa a formar uma falsa ideia de que tudo está a seu alcance e tudo pode ser comprado, gerando um pequeno ser de atitudes mimadas e sensíveis. Somado a isso, deve ser citado o fator da obesidade que certas crianças podem adquirir com o consumo desordenado de doces coloridos artificialmente, fast-foods e salgadinhos, que muitas vezes usam por meio dos brindes neles contidos, a possibilidade de atração do público menor. Assim, criando na figura da criança, um alvo para publicidades não só daqueles produtos coloridos e com formas, mas também, de comidas industrializadas e gordurosas. Portanto, deve-se ao governo municipal e estadual, oferecer palestras socioeducativas e aulas didáticas aos pais e pequenos alunos, respectivamente, visando tanto o consumismo infantil e suas consequências, quanto o modo de lidar e ensinar as crianças com o assunto polêmico, para que num futuro próximo a sociedade não seja baseada em crianças obesas, mimadas e consumidoras insaciáveis.