Título da redação:

Consumidores Mirins

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 17/04/2016

Com o fim da Guerra Fria, em 1985,e a consolidação do modelo econômico capitalista, gerou um maior fluxo no consumo da população, com isso as crianças foram cada vez mais sendo introduzidas neste meio, tendo em vista que possuem pouca idade são facilmente manipuladas pela mídia e por empresas que usam do marketing para fazer com que elas comprem um determinado produto, em virtude dos fatos mencionados torna-se necessário mudar as ações em relação ao consumismo infantil. Nesse sentido, é possível afirmar que as indústrias são as principais causadoras, visto que usam de diversas artimanhas para influenciar crianças e adolescente, como por exemplo, a empresa MC Donald’s, usa brindes para induzir meninas e meninos a comprarem seus lanches que nem sempre são saudáveis, ocasionando a obesidade. Segundo o Conselho Federal de Medicina 2 milhões de pessoas são obesas, devido a isso fica evidente que se deve aplicar uma multa nessas empresas que utilizam dessa tática para persuadir o público infantil. Vale ressaltar que se uma determinada criança não adquirir um produto poderá se afastar de um ciclo social, causando transtornos psicológicos, devido a grande influencia que a mídia provoca através das propagandas, tornando necessário a tomada de medidas para resolver a questão. Torna-se evidente, portanto, que os pais devem ser os mediadores das compras de seus filhos, auxiliando na escolha correta para não sofrer as consequências. Além disso, o Ministério da Educação deve implementar a disciplina de cidadania no currículo escolar, nessas aulas o professor deve discutir os problemas da sociedade e solucioná-los de maneira coesa , pois como dizia o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, a mídia por sua vez deve proibir comerciais em certos horários para determinada faixa etária, como ocorre na Noruega, Suécia e Dinamarca, com o intuito de não gerar adultos compulsivos.