Título da redação:

A sociedade de consumo mirim

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 21/04/2016

Na sociedade capitalista em que vivemos, o consumo de forma imprudente é incentivado pelas mídias de massa. Nesse cenário, as crianças tornam-se um público-alvo significativo para as marcas, visto que elas ainda não desenvolveram um senso crítico. Esse estímulo ao consumo infantil pode interferir tanto na saúde como na formação dos mais jovens. Mais de 80% das crianças são persuadidas pela publicidade que são divulgadas, principalmente, na televisão e na internet. Como são muitos novos e mais suscetíveis a influências, elas tendem a tornar-se mais fiéis as marcas e a prática de consumir. Caso essa prática transforme-se em um hábito constante, o comprador mirim acaba desenvolvendo uma compulsão pelo consumo. Além disso, o marketing dos produtos voltados a esse público utiliza-se de personagens famosos, embalagens coloridas e atrativas e brindes para estimular os infantes a consumir. Um exemplo claro dessa prática é o McLanche Feliz, produto alimentício do McDonalds cuja ingestão exagerada pode culminar em obesidade. Convém ressaltar também que as crianças, como os adultos, sentem a necessidade de fazer parte de um grupo e, na conjuntura social atual, muitas vezes, elas devem possuir determinado produto para serem incluídas. Esse dilema, entre o ser e o ter, interfere na construção do caráter do menor, sendo capaz de resultar na formação de um indivíduo com valores sociais superficiais. Fica claro, portanto, que a família junto com a escola deve procurar ensinar aos mais jovens a consumir conscientemente e que o governo deve estabelecer uma lei que restrinja a quantidade de publicidade infantil vinculada nos meios de comunicação, pois dessa maneira as crianças poderão crescer com discernimento quanto as suas aquisições.