Tema de redação
As consequências do consumismo infantil

Textos motivadores

Texto 1

No Brasil, a publicidade na TV e na internet são as principais ferramentas do mercado para a persuasão do público infantil, que cada vez mais cedo é chamado a participar do universo adulto quando é diretamente exposto às complexidades das relações de consumo sem que esteja efetivamente preparado para isso.

As crianças são um alvo importante, não apenas porque escolhem o que seus pais compram e são tratadas como consumidores mirins, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto.

(Fonte: https://criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/. Acesso em: [s.i]. Texto adaptado)

Texto 2

O impacto da publicidade no desenvolvimento infantil é um tema atual e bastante polêmico.

Através da visão proposta pelos meios de comunicação, as crianças são constantemente bombardeadas por conteúdo especial direcionado a elas. Dentro desse contexto de mercado, as crianças estão cada vez mais informadas (devido ao amplo acesso às mídias eletrônicas: principalmente a internet, o celular e a televisão).

Na verdade, antes mesmo de nascerem, as crianças já estão inseridas na sociedade consumista. Já no período de gestação, os pais consomem para suprir as necessidades de seu futuro bebê, que nascerá para contemplar um mundo novo que é cada vez mais norteado por relações baseadas no consumo.

A criança, inserida nessa realidade social sob a ótica capitalista, já bem cedo encontra seu papel como consumidora ativa. Dessa forma, o público infantil se torna um alvo cobiçado pela publicidade, que coloca a criança na mira das estratégias de estímulo ao consumo.

(Fonte: https://cromasolutions.com.br/blog/a-influencia-da-publicidade-no-consumo-infantil/. Acesso em: [s.i]. Texto adaptado).

Texto 3

consumismo-infantil-e1339081530349

(Fonte: https://www.recicloteca.org.br/noticias/proibida-a-propaganda-voltada-para-as-criancas/. Acesso em: [s.i.]. Texto adaptado.)

Redações de exemplo sobre o tema As consequências do consumismo infantil

Leia as redações já enviadas para este tema.

Redação sem título.

Tema: a publicidade infantil em questão no Brasil O atrativo mercado consumista infanto-juvenil, é regularmente al...

Leia a redação completa

Publicidade Infantil

A publicidade infantil vem contagiando todo o mundo, de forma positiva para quem está no marketing e de forma negativ...

Leia a redação completa

População conscientizada, consumismo minimizado

É de conhecimento geral que, parte da população brasileira tem como “lazer favorito” as compras. Vale ressaltar que e...

Leia a redação completa

publicidade infantil

No Brasil (por falta de leis) as crianças estão a mercê de propagandas enganosas em que as empresas apenas visam o lu...

Leia a redação completa

O consumo infantil

A propaganda é usada para seduziras pessoas desde á época do Nazismo, quando Hitler usava de propagandas nacionalis...

Leia a redação completa