Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências das bolhas sociais no Brasil contemporâneo

Redação enviada em 06/07/2018

A celeuma sobre as consequências das bolhas sociais no brasil vem hodiernamente tomando espaço na sociedade. Consoante observava o ensaísta francês Joseph Joubert que afirmava, “O objetivo da discussão não deve ser a vitória, mas o progresso das ideias”. Por conseguinte, a importância de uma análise acerca das consequências desse isolamento intelectual contemporâneo é substancia para que haja medidas peremptórias. No planeta terra, o animal de maior peculiaridade entre o tratamento com seus iguais é sem dúvida alguma o animal da espécie humana. As populações ao redor do globo conseguem se comunicar e formar laços de amizade mesmo não ganhando em troca alimento ou possibilidade de procriar, porém é observado que essa sociabilidade na infância é seletiva, onde a criança por vezes não brinca com outros colegas por razões irracionais, sendo necessário a intervenção do responsável para dialogar e ensinar ao jovem que a comunicação e interação entre as pessoas é o que torna a vida pós moderna possível. Contudo, os pais e responsáveis no Brasil hodierno estão despreparados para lidar com estes conflitos no meio virtual, onde crianças e adolescentes usam de forma indiscriminada os recursos de bloquear pessoas que não compactuam com suas ideias recém criadas, e de seguir páginas que acreditam ser as mais confiáveis. Deste modo, uma sociedade onde seus jovens estão de forma anárquica criando suas verdades absolutas e dignas de isolamento caso contrariadas, o futuro torna-se uma distopia e as urbes brasileiras viram um palco de intolerância, de preconceito e de ignorância. Igualando às décadas da guerra fria, donde a discussão é evitada e o mundo é dividido. Assim, segundo René Descarte, “Não existem métodos fáceis para solucionar problemas difíceis”. Portanto, para evitar as problemáticas causadas pelas bolhas sociais, deve haver projetos de extensão universitária das faculdades de Psicologia e Sociologia com ciclos de palestras abertas à sociedade e com consultas individuais ao publico alvo, os adolescentes e seus responsáveis, por meio do incentivo do Ministério da Educação, objetivando promover um maior zelo na educação dos jovens por meio e informar a comunidade sobre a importância da heterogeneidade informacional para assim alcançar uma sociedade mais justa e menos separatista.