Título da redação:

Amor ou Ódio ?

Tema de redação: As causas da violência nos estádios de futebol

Redação enviada em 10/10/2018

É de conhecimento geral que, a violência nos estádios vem crescendo ano após ano. Entre 2013 a 2015 foram registradas 55 mortes em brigas de torcidas, esses números são de extrema preocupação, não só pelo fato do clube ser penalizado, diminuir a frequência de ida ao campo dos torcedores por conta do medo, e principalmente porque vidas estão sendo tiradas por motivos banais. Muitas vezes os jogadores também são agredidos, não só fisicamente, mas também verbalmente, o clube é depredado, como já dizia o filosofo Immanuel Kant "O homem é aquilo que a educação faz dele." No Brasil as grandes rivalidades estão em São Paulo , Rio Grande do Sul e Recife, envolvendo times como Corinthians, São Paulo, Grêmio, Internacional, Sport e Santa Cruz. Ações e projetos multidisciplinares devem ser implementados num plano estratégico de combate à violência nos estádios. Vindo primeiramente dos próprios clubes, ambos se juntando, fazendo campanhas publicitarias de conscientização. De uma forma geral, a violência no futebol é resultado da ineficácia dos planos de ação do estatuto do torcedor, que não estabelece medidas de segurança, com procedimentos operacionais e conscientização de torcedores. É fundamental educar as torcidas para que consigam conviver com respeito e tolerância. Ações como o registro de todos os torcedores de organizadas e a punição de pessoas que se envolvem em brigas seriam importantes para reduzir os casos de violência no futebol. Afinal, o esporte deve ser cercado apenas por alegria, saúde e esportividade. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, o Brasil poderia se basear em países com referência em segurança nos estádios, como a Inglaterra; que sofreu ataques segregacionistas e repressivos de grupos chamados “Hooligans” e, para combatê-los, fez o cadastramento de torcedores, o uso de reforço policial e expulsão temporária aos que desviarem da pacificidade entre os jogos. A mídia e os clubes podem promover campanhas de conscientização ao público, a fim de que o reflexo arcaico da Idade Média se converta em um coletivismo ético e que auxilie a integração social do esporte.