Título da redação:

O legado

Tema de redação: As ações humanas atuais e a herança para o futuro

Redação enviada em 23/03/2016

A atuação desenfreada das empresas sobre a natureza em busca do lucro tem provocado a rápida devastação do meio ambiente. Para que as gerações futuras possam usufruir também dos recursos naturais, é necessário colocar em prática o conceito de sustentabilidade. Na busca pelo lucro, as empresas muitas vezes escolhem a adoção de condutas irresponsáveis para com o meio ambiente em detrimento da preservação do mesmo. Tal fato pode ser observado com base na análise da prática da monocultura no Brasil. O eucalipto é uma planta cujo cultivo tem sido amplamente difundido por empresas como a Suzano. Visto que não produz frutos e que o seu cultivo impede o desenvolvimento da vegetação nativa, ele é responsável por prejudicar a alimentação dos animais, levando estes a se deslocarem para outros ecossistemas. Além disso, essa é uma planta que tem inegável facilidade para absorver a água dos lençóis freáticos e para retê-la, o que prejudica o ciclo hidrográfico natural do ambiente. Ainda assim, o seu cultivo está fortemente presente em diversas regiões do país. Perante o atual contexto, faz-se necessário que as empresas adotem uma conduta limpa, isto é, uma conduta que promova a preservação do meio ambiente para que as gerações futuras possam dele usufruir. Para tanto, surge o conceito de sustentabilidade como norte para esta nova postura. Sustentabilidade significa a utilização, por parte de uma geração atual, dos recursos naturais sem prejudicar a utilização dos mesmos por parte das gerações futuras. Observando-se o proceder da história, nota-se que nunca foi tão necessário adotar esta conduta. Conclui-se que, perante a devastação do meio ambiente provocada pelas empresas na busca pelo lucro, é necessário que estas adotem o princípio da sustentabilidade. Desta forma, para que o legado da geração atual seja “generoso”, o governo precisa utilizar seus mecanismos e promover a difusão desta conduta entre as empresas. Ele precisa reforçar as políticas que atuam sobre a ação delas, educar a massa e promover campanhas de incentivo à preservação ambiental.