Título da Redação: A preocupação com os recursos minerais e meio ambiente

Proposta: As ações humanas atuais e a herança para o futuro

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Desde a década de setenta, o Brasil já vem demonstrando preocupação com a questão dos garimpos ilegais e seus impactos ambientais no país. Degradação ao eco-sistema e os prejuízos financeiros aos cofres públicos são frequentemente discutidos na sociedade.
Durante o Governo Militar foi criada a RENCA, Reserva Nacional do Cobre e associados, com o intuito de preservar essas riquezas minerais para uma futura necessidade. Entretanto, de maneira ilegal, confirme denuncia o Green-Pearce, diversos garimpos ilegais estão instalados na reserva, sendo explorada de maneira devastadora as nossas riquezas minerais causando devastação da floresta Amazônica e desequilíbrio ambiental em seu entorno.
Além disso, essas extrações ilegais trazem grande prejuízo financeiro, pela falta de arrecadação de impostos, e ainda pela evasão do capital nacional para outros países.
Portanto, é notório esta questão como assunto estratégico para o Brasil, sendo impreterível uma ação governamental, principalmente por parte dos Ministérios de minas e Energia e Meio-ambiente, em adotar medidas como mais recursos operacionais e elaboração de leis e regulamentos que amparem os agentes públicos fiscalizadores, no acesso e nos procedimentos que possam combater essas praticas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018