Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 16/08/2018

O potencial natural brasileiro para fazer uso de diferentes formas de entrega é negligenciado pelo poder público. Nesse contexto, as problemáticas que envolvem o deslocamento de produtos no Brasil, devem ser tratadas de forma racional por meio de logísticas de transporte que visem o investimento na infraestrutura dos setores de escoamento, reduzindo, por conseguinte, os prejuízos à economia e sociedade brasileiras. Desse modo, urgem medidas para reverter essa situação de escoamento de produtos no Brasil. Em primeira análise, é notório que a priorização do transporte rodoviário possui raízes históricas. Nesse sentido, foi implantado de forma mais contundente em meados do século XX pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o rodoviarismo passou a ser o sistema brasileiro de maior importância. Contudo, é sabido que o transporte por caminhões em longas distâncias detém uma relação entre custo e quantidade de carga transportada é desvantajosa quando comparada aos sistemas hidroviário e ferroviário. Dessa forma, somado á precariedade das estradas, a rede de rodovias mostra-se desfavorável nessa questão. Outrossim, percebe-se que, apesar de o Brasil possuir grande potencial para outros meios de transporte, mas não há investimento efetivo para essa diversificação. Sendo possuidor de uma das mais vastas redes hidrográficas do mundo, o país decresceu os investimentos em hidrovias em mais de 70% nos últimos seis anos segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria. Logo, dados como esse revelam o desinteresse do Estado em diversificar a matriz de transportes e reforçam a tendência à preferência do setor rodoviário, ainda que seja desvantajoso para os produtores nacionais. Portanto, tendo em vista a problemática que envolve o escoamento de produtos no Brasil, cabe ao poder público tomar medidas que facilitem o transporte de mercadorias, tornando-as mais competitivas no mercado. Por isso, é dever do Ministério dos Transportes construir trechos de hidrovias e ferrovias, captando recursos públicos e da iniciativa privada, para desenvolver esses sistemas e diminuir os custos de entrega. Além disso, cabe ainda a esse órgão manter as rodovias conservadas a fim de evitar prejuízos aos produtores como danos aos veículos, acidentes e atrasos. Somete assim gradativamente essa questão deixará de ser um problema para a sociedade brasileira.