Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 23/07/2018

O Brasil é uma das maiores potências agropecuárias do mundo, entretanto, a maior parte dessa produção depende do transporte rodoviário para o escoamento. Essa logística deve-se aos grandes investimentos em estrutura viária feitos no século XX com a chegada de grandes montadoras automobilísticas ao país. No entanto, a dependência desse meio de escoamento tem sido alvo de diversas críticas devido aos altos custos, forte carga tributária e a falta de infraestrutura adequada. Nesse contexto, o principal problema é referente aos altos custos consequentes do alto preço tributado nos combustíveis, o volume de carga suportado e a extensão territorial do país. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, os custos de escoamento do país são quatro vezes maiores que os da Argentina e dos Estados Unidos.Essa situação eleva o custo final repassado ao consumidor final e reduz a atratividade no comércio internacional. Além disso, as rodovias apresentam uma infraestrutura ruim, péssimas condições de conservação e manutenção, além de trechos inacabados. O exemplo mais icônico disso é a BR-230, conhecida como "Transamazônica", iniciada na Ditadura Civil-Militar, e propunha ligar o norte e o sul do país, mas até hoje permanece inacabada com trechos quase intransponíveis. Ademais, o abandono tornam a vias sucetíveis a violência, sendo muito comuns roubos de carga. Portanto, mediante o exposto conclui-se que medidas são necessárias para solucionar o problema. Primeiramente, cabe ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) a concessão de rodovias à iniciativa privada, como já ocorre em algumas, para possibilitar a melhor supervisão e manutenção da extensão malha viária. Por meio de PPP's (Parcerias Público-Privadas), o Ministério dos Transportes deve trabalhar na melhoria e ampliação de malhas fluviais, ferroviárias e portuárias diversificando desse modo as alternativas de transporte. Por conseguinte, o Governo Federal deve reduzir a carga tributária sobre o combustível destinado ao transporte de commodities e produtos. Desse modo, possibilitando o aumento da produtividade, reduzindo os custos e aumentando a atratividade comercial, por consequência gerando desenvolvimento econômico.