Título da redação:

Negligências encarecedoras

Tema de redação: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 20/08/2018

A industrialização do Brasil levou à necessidade de uma rede de transporte articulada por todo o território nacional. Dessa forma, ao longo do século XX, o ex-presidente Juscelino Kubitschek iniciou os investimentos em rodovias. Desde então, o transporte rodoviário se tornou o principal, tirando o foco do ferroviário e hidroviário. No entanto, a continuidade desse processo gera consequências que implicam na economia brasileira visto que o país é um grande produtor e exportador de alimentos. Além disso, devido à situação política em que encontra-se a nação brasileira, as rodovias não são bem administradas. O peso dos caminhões prejudica o transporte rodoviário em vários aspectos. Em razão da falta de fiscalização, os caminhoneiros ultrapassam o limite de carga permitida pela Lei da Balança, na intenção de transportar maior quantidade em menor tempo. No entanto, o asfalto não resiste ao excesso de peso, acaba se rompendo e originando buracos. Consequentemente, ocorre a redução da vida útil dos caminhões. Dessa forma, surge a necessidade de frequentes manutenções, o que encarece os produtos. Deve-se ressaltar a problemática do fluxo intenso nas rodovias. Como muitos veículos trafegam simultaneamente, ocorre um engarrafamento, podendo ser tão extenso que, além de prejudicar o escoamento, estrague a produção. Com as estradas lotadas, o risco de acidente é extremamente alto. Além disso, há intensa probabilidade de roubo de carga. Portanto, devem haver mudanças nesse cenário para que os prejuízos sejam minimizados. A sobrecarga do sistema rodoviário brasileiro tem gerado graves impactos. Em vista disso, cabe ao Ministério dos Transportes proporcionar maior fiscalização das rodovias, conferindo rigorosamente o peso dos caminhões não só no início da rota, mas também no meio e no fim. Há também a necessidade de desinchá-la, impondo limites de veículos para circular simultaneamente, junto à criação de novos portos e ferrovias. Dessa forma, haverá o cumprimento da Lei da Balança já existente, o fluxo das rodovias será reduzido, e os outros modais também serão explorados.