Título da redação:

malha rodoviária

Tema de redação: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 25/10/2018

Um mar de asfalto em uma selva de pedra o problema das rodovias no Brasil é histórico. Um precário investimento em transportes alternativos e uma má utilização do potencial fluvial levaram a criação de uma teia escura que rasga o mapa brasileiro, o sucateamento e a vontade de achar o caminho mais fácil sem se preocupar se ele vai ser o melhor a longo prazo tornaram as rodovias o meio principal de movimentação no Brasil. Fácil de construir e manter as rodovias são o principal meio de locomoção no país, essas estradas não só são um meio ineficiente de escoamento de produção e movimentação de pessoas, são piores para o meio ambiente do que outras formas de locomoção como ferrovias e o transporte aquático. O Brasil já teve como sua principal forma de locomoção as ferrovias que embora tenham um maior custo de construção, ao longo prazo apresentam vantagem econômicas por causa de seu menor custo de manutenção e maior capacidade de escoamento de bens econômicos e de pessoas. Países desenvolvidos como o Japão e a Rússia tem como principal forma de transporte de bens as ferrovias e no Japão elas são o maior meio de transporte de pessoas com um transporte eficiente e muito mais rápido. As ferrovias seriam uma alternativa para as estradas brasileiras, porém o pouco interesse e a resistência ao custo inicial muito alto impedem que esse meio de transporte cresça no Brasil. Políticas de incentivo e redução fiscal para a construção dessas vias poderiam ajudar a aumentar sua presença na locomoção de bens e pessoas no brasil. O transporte hidroviário assim como o ferroviário seria uma alternativa para as rodovias no país, o território brasileiro possui um alto potencial fluvial, sendo vinte vezes mais barato do que o rodoviário por conta de seu alto poder de escoamento essa via de locomoção é mais eficiente que as estradas e com investimento pode-se tornar uma ferramenta melhor para o transporte de produção. Embora não seja mais ecológico é muito mais eficiente e pode reduzir drasticamente a necessidade das estradas. O Brasil apresenta várias possibilidades para transportes alternativos porem com uma carga histórica e um descaso para quanto a eficiência dos transportes continua-se a propagar o modelo rodoviário. Hidrovias e ferrovias apresentam uma alternativa viável e melhor as estradas que podem não só diminuir custos a longo prazo como no caso das ferrovias apresentam uma alternativa mais ecológica do que as infinitas estradas de asfalto que cortam o país.