Título da redação:

Escoamento de produtos no Brasil

Tema de redação: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 03/09/2018

Na década de 50, o Governo de Juscelino Kubitschek planejava modernizar o Brasil, e as estradas seriam a alternativa escolhida para ligar esse novo Brasil. Porém, devido a má administração das rodovias e investimento apenas em um modelo único de escoamento, gerou-se uma grande ineficiência no sistema de trasporte. Logo, é de responsabilidade dos Órgãos governamentais uma melhor gestão do transporte e escoamento de carga no Brasil. Atualmente no Brasil, somos afetados por uma escolha de um governo que priorizou a construção de estradas para desenvolver a industria automobilística como foi o governo de JK. Com isso, esse modelo também levou a estagnação da progressão dos outros meios de transporte de carga como trens, transportes fluviais e redes de canalização nacionais. Além disso, devido a má gestão , muitas das estradas sofrem precarização pela falta de manutenção, grande contingente de usuários e barateamento dos custos. Já que o Brasil é um país de dimensões continentais sofre efeitos bastante diversos no espectro climático-ambiental, o que leva a necessidade de estradas com materiais muito mais resistentes e por isso mais caros. Também o escoamento é afetado pela grande utilização de rodovias, que são compartilhadas com todos os tipos de veículos e transporte. Essa inespecificidade do meio de trasporte acaba afetando a produtividade de todos. Uma carga mais pesada poderia gerar a obstrução da via e dificultar o trasporte de um veiculo mais rápido, um grande numero de veículos mais lentos poderia gerar um grande engarrafamento e reduzir a mobilidade de cargas como um todo. Quanto a isso, é necessário que Órgãos governamentais de trasporte e economia desenvolvam projetos para modernizar e criar novas linhas de trasporte de escoamento de grandes cargas, como novas linhas férreas ou a utilização de rotas fluviais e redes de canalização para ligar o interior aos portos. Desafogando assim as estradas,. Essas podem ter sua privatização de modo estratégico de um jeito que as rodovias de maior fluxo seja administrada melhor, e com melhor manutenção a velocidade das cargas seria elevada aumentando a produtividade tanto dos usuários quanto da empresa administradora .