Título da redação:

TEMA: A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA NO BRASIL

Tema de redação: A valorização da cultura nacional na formação da identidade contemporânea

Redação enviada em 29/10/2016

Em 1985, no Governo Sarney, nasce o Ministério da Cultura no Brasil, com a finalidade, sobretudo, de valorizar o patrimônio material e imaterial do país. Desde então, torna-se mais fácil aproximar a população de seus costumes. No entanto, a democratização cultural ainda é bastante deficiente e desigual no território brasileiro, tanto pelo seu carente acesso físico, quanto pelo escasso acesso intelectual. É notório que os maiores centros de arte e cultura estão localizados em regiões específicas, ou seja, as pessoas que vivem nos grandes centros, provavelmente, têm acesso com maior facilidade. Logo, grande parte da população acaba se desmotivando ao precisar deslocar grandes distâncias, gastando os preciosos tempo e dinheiro para ter acesso ao que todo cidadão tem direito, o conhecimento. É sabido que a cultura, além de uma forma de entretenimento e formação de caráter, é também uma ferramenta para a educação e crescimento do país. Apesar disso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 5560 municípios brasileiros, 50% não tem uma loja de discos, mais de 50% não tem livraria, mais de 80% não tem um museu, e mais de 90% não possui uma sala de cinema. Nesse sentido, a maior parte da sociedade enfrenta grandes dificuldades na compreensão das linguagens e do contexto social que a arte é criada. Entende-se, portanto, que o desafio da democratização cultural é fruto da má distribuição e compreensão cultural na sociedade como um todo. A fim de atenuar o problema, a Prefeitura, em parceria com as representações regionais do Ministério da Cultura devem elaborar uma melhor distribuição geográfica dos equipamentos culturais, além de disponibilizar o transporte acessível para que todas as comunidades possam chegar facilmente e com segurança nos eventos artísticos. Ademais, as instituições como a família e a escola devem reforçar o incentivo e apoio aos programas de caráter cultural desde cedo criando hábitos culturais nas crianças, como o uso da literatura, da música, do cinema. Assim, a imensa diversidade artística do país poderá ser consumida e compreendida com êxito por todos.