Título da redação:

Pluralidade que deve unir

Tema de redação: A valorização da cultura nacional na formação da identidade contemporânea

Redação enviada em 14/10/2016

No que se refere à questão da identidade contemporânea do brasileiro, um aspecto importante tem ganhado cada vez mais destaque nas mídias como um todo: trata-se, pois, da valorização da cultura nacional. Nesse sentido, torna-se necessário, não só analisar o rico e complexo aspecto histórico e cultural brasileiro, como também compreender a importância desses na formação de uma identidade nacional. Antes de tudo, é importante compreender que, além do colonizador português e das diversas etnias indígenas e africanas, também fizeram parte da história nacional povos de diferentes origens. Para ilustrar isso, basta, por exemplo, ver a influência germânica no estado de Santa Catarina ou refletir sobre o fato da cidade de São Paulo ter a maior comunidade japonesa do mundo vivendo fora do Japão. Nessa perspectiva, é notável o fato de que o Brasil possui diferentes culturas, algo que ainda se soma às diferenças geográficas de um país com tamanho continental. Contudo, se essa complexidade cultural pode representar uma riqueza nacional, ela também pode criar uma falta de identidade para o brasileiro e, consequentemente, de nacionalismo. Isso ocorre devido a uma falta de conhecimento e empatia pela cultura do próximo que, muitas vezes, pode estar vivendo a milhares de quilômetros de distância, como é o caso de alguém que tem o costume de consumir chimarrão no sul do país e outro que tem o costume de dançar frevo no nordeste. Infelizmente, tal falta de identidade pode se manifestar como uma falta de amor pela pátria, o que é visível na atitude daqueles que não acreditam em um futuro melhor para o país. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É fundamental, para o progresso do Brasil, que os brasileiros valorizem o país onde vivem. Logo, deve ser papel do MEC incentivar ações que visem à divulgação das diferentes culturas aqui presentes, de modo que estas não sejam vistas como independentes, mas sim como parte de um todo complexo e rico. Inserir na grade escolar brasileira, por exemplo, mais conteúdos relacionados à nossa pluralidade cultural pode cumprir com esse propósito. Ademais, deve ser responsabilidade de todos os cidadãos valorizar a complexidade cultural supracitada, haja vista que essa relaciona-se com a vida de todos em algum grau, sem exceção, e é justamente nela que encontramos o significado de ser brasileiro.