Título da redação:

Intolerância travestida de descaso cultural

Tema de redação: A valorização da cultura nacional na formação da identidade contemporânea

Redação enviada em 02/11/2016

Cultura significa um conjunto de padrões comportamentais ligados à tradições, crenças, costumes etc. que determinam as características de diversos grupos sociais ou nações. O Brasil, aliado à sua vasta área continental, apresenta uma ampla pluralidade étnica resultada da exploração e migração histórica de diversos países e continentes ao território. Mesmo com a presença de diversas malhas culturais existentes, o avanço da globalização aumentou o processo de desvalorização da cultura nacional. Um país manchado por cerca de 300 anos de escravidão que trouxeram consigo diversos hábitos, que antes eram demonizados e agora colaboram com a identidade nacional, mas o racismo enraizado na estrutura social corrobora essa herança devastadora na qual muitos brasileiros negros carregam "nas costas" com um peso imenso de intolerância racial e sociocultural. Além da sobreposição de culturas primárias, tais como a indígena, por padrões eurocêntricos. Com uma extensão territorial imensa somada aos múltiplos processos de construção cultural, o Brasil criou dentro da sua própria nação diferentes classes, etnias e a separação aderida de discriminação ao "diferente". Para mais, ainda se apresenta o mais comum dos preconceitos sociais, a desconfiança de pobre e de povo: a demofobia. Já dizia o grande historiador Leandro Karnal em um dos seus discursos dos quais ele prefere um aluno que não saiba calcular a área do triângulo equilátero, mas que saiba que todas as pessoas são iguais. Em suma, pode-se inferir que, o Brasil precisa agir no combate à marginalização da cultura brasileira como um todo. Através da motivação escolar, o estudante precisa se conscientizar do amplo leque cultural que o país carrega por meio de aulas, de história principalmente, que valorizem essa diversidade. Ademais, a criação de um projeto de lei que vise a inserção de diversos livros da literatura brasileira no currículo escolar e, por fim, uma parceria do Ministério da Educação e da Cultura com ONGs para organização de festivais dentro de favelas brasileiras que alvejem a apresentação de peças folclóricas, a presença de uma oficina com criação de desenhos e utensílios que espelhem a heterogeneidade cultural do Brasil e a doação de livros com lendas brasilenses para crianças carecidas socialmente.