Título da redação:

A família e a escola como agentes de transformação moral na sociedade brasileira

Tema de redação: A urgência de valores éticos na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 05/05/2018

Segundo Jean Piaget, um famoso biólogo e psicólogo que realizou importantes estudos sobre a formação do conhecimento, o princípio moral é fomentado desde o berço, tento papéis significativos e indispensáveis a família e a escola. A concorrência no mercado de trabalho e a insuficiência dos salários na maioria das famílias, demandou aos pais se dedicarem mais ao desenvolvimento da carreira profissional do que ao cuidado com a própria família. Já as escolas brasileiras têm focado em sua maioria para a aprovação nos vestibulares, tirando do currículo disciplinas como moral e cívica, religião e outras que auxiliavam o desenvolvimento moral. Percebesse que entramos numa era que a moralidade vem se tornando segundo plano para na formação do indivíduo. Perante a lei brasileira vigente e o estatuto da criança e do adolescente é de direito à todos o acesso à educação, mas sem conhecer as etapas de formação do conhecimento intelectual e moral defendidas por Piaget, os pais acabam escolhendo as escolas para os filhos simplesmente pelo preço da mensalidade, distância de casa e outros aspectos que pouco influem para a formação da criança, sendo está uma das fases mais importantes do desenvolvimento do homem. Com isso, toda uma geração é impactada com a fragilidade de moralidade e ética, pois na sua fase primordial foi pouco incentivado e ensinado sobre tal. Muito diferente da Grécia Antiga, que no exército Espartano, as crianças eram ensinadas e treinadas para agirem conforma os padrões considerados éticos por aquele povo. É claro que esses padrões mudam de sociedade para sociedade, porém o princípio fundamental da moralidade é o seguimento e respeito às regras e leis, sejam elas de casa, da escola ou da sociedade que se vive. Portanto, parafraseando Piaget, a escola não se diz apenas de ensinar a leitura, escrita e cálculos. É de suma importância que numa sociedade corrompida a escola faça esse papel transformador, conscientizando os pais do seu papel na formação moral e alinhe seus ensinamentos para orientação do convívio em sociedade e suas possíveis sanções. O poder legislativo deve reconhecer a importância e a urgência de tais ensinamentos nas escolas e criar leis que cobrem que essas desenvolvam seu papel social. O conhecimento é acumulativo e intricadamente ligado ao convívio em comunidade, partindo de casa e reafirmando-se ou remodelando-se na escola. Só assim, moldando as duas bases primordiais para o conhecimento humano poderemos remodelar a sociedade brasileira no aspecto da moral.