Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil

Redação enviada em 22/10/2017

Segundo o filósofo Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”. A partir da relação dessa concepção com a sociedade brasileira na contemporaneidade, em que se vê presente inúmeros casos de assédio sexual, fica perceptível a necessidade de se criar projetos que promovam o diálogo acerca do problema citado para que ele seja minimizado, com base na conscientização da população. Para alcançar tal objetivo deve-se, primeiramente, compreender que, durante grande parte do passado, o sexo feminino foi visto como inferior nas sociedades. Essa ideia foi difundida por, muitas vezes, a mulher ter sido tratada como submissa à figura do patriarca em diversos modelos sociais, nos quais ela servia de instrumento de posse e tinha o papel de satisfazer os interesses de seu cônjuge. Dentre os fatores associados a esses modelos e que tiveram mais influência no Brasil, por conta da colonização portuguesa, estão as heranças ideológicas advindas do período da Idade Média, como o fato da religião católica construir a imagem da mulher a partir da figura do homem nos textos bíblicos, que contribuiu para a relação de inferioridade. Pelo fato da sociedade brasileira ainda possuir muitas dessas heranças, muitos homens ainda têm o sentimento de posse sobre as mulheres, e, com isso, o assédio sexual se desenvolveu no país se desenvolveu, seja com constrangimentos morais ou com violência, tanto verbal quanto física. Os agressores, nesses casos, geralmente colocam a culpa na própria vítima, pela maneira como ela se veste ou se comporta, sendo que a constituição assegura que todos são livres para fazerem tais ações como bem quiserem. São cruciais, portanto, ações efetivas do Estado e da escola no processo de divulgação da importância de se combater o assédio sexual. Ao primeiro, cabe criar projetos de lei que destinem parte da verba pública às prefeituras, para que elas realizem palestras sobre o tema. Já à escola, cabe trabalhar, nas aulas de sociologia e filosofia, assuntos que remetam à igualdade de gênero, educando os alunos para que eles assegurem o desenvolvimento de uma sociedade pautada no respeito ao próximo.