Título da redação:

Cultura do estupro

Tema de redação: A relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil

Redação enviada em 27/10/2017

A expressão da cultura do estupro no Brasil é um fato ainda persistente na sociedade atual. No período colonial, as mulheres negras eram nitidamente ditas como objetos sexuais entre os senhores da aldeia. No entanto, depois de séculos, a violação sexual acomete a vida de muitas brasileiras, o estupro vem sendo praticado por ações machistas que designam certa inferioridade de gênero. Em uma primeira analise, é notável que o desrespeito e descumprimento do artigo cinco da Constituição de 1988, alegando que todos têm direito à vida, à liberdade e ao respeito, é diariamente incluído no pensamento de vários cidadãos. Muitas mulheres são constantemente estupradas tanto em casa, em transportes públicos como no trabalho, e são dentro dos ônibus, metrôs e diversos transportes públicos que acontecem os maiores números de assédio. Tanto que recentemente em um ônibus que trafegava em São Paulo, um homem ejaculou em uma mulher, a mesma ficando completamente em choque. Outra questão a ressaltar se refere ao papel de objeto que a mídia dispõe muitas mulheres. Muitas propagandas com intuito de prevalecer à venda de bebidas alcoólicas colocam mulheres bonitas e sensuais relacionada a esse meio. É possível perceber isso em comerciais televisivos como o comercial da cerveja Itaipava, onde a dançarina Aline Riscado possui nitidamente influência positiva sobre as vendas, somente servindo cerveja aos homens nos bares. Tal fato sustenta cada vez mais a violação e assédio sexual contra as mulheres. Em decorrência de tais fatos, é necessário, portanto, que medidas sejam implantadas para acabar com esse problema. Cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação implantar nas escolas brasileiras palestras e matérias sobre ética e igualdade, alertando desde cedo os jovens e crianças a respeitarem os indivíduos em todos os lugares que ambos estiverem presentes. Além disso, a mídia poderia extinguir qualquer comercial que coloque as mulheres como influenciadoras da venda de bebidas ou outros produtos que as tornem como principais objetos de venda.