Título da Redação: A Cultura do Assédio

Proposta: A relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil

Redação enviada há cerca de 1 ano por Bruna Rafaela de Paula de Camargo


Desde que nos conhecemos por gente, nós mulheres vivemos em uma sociedade cercada por atos de assédio sob nosso corpo. Indiferentemente da situação que nos encontramos.
Viver em uma sociedade machista, é uma luta diária. Seja pelo amigo que lhe diz que lugar de mulher é na cozinha, não atrás do volante. Do seu chefe que não lhe dá um aumento, e justifica que você não é capaz, pois é mulher; dente vários outros exemplos. Viver nessa sociedade, não só nesses pontos, mas também nos mais variados sentidos do machismo se encontram o assédio. Seja ele físico, psicológico. Ah tempos sabemos e até lidamos como uma “cultura”, quando uma mulher que passa em frente de uma obra, sempre o pedreiro fala algo ofensivo á ela. O que jamais deveria ser aceito ou algo costumeiro. Ou um colega de trabalho que fica lhe olhando na hora do almoço, fixamente, com o olhar que ira te devorar no próximo segundo. Ou ainda o esposo ou namorado, que sempre humilha a companheira com ofensas, xingamentos ou até violência física, não só com agressões mas também forçando-a ao ato sexual.
Conheço inúmeras mulheres que sofreram ou ainda sofrem com essas situações. Os casos mais recentes são das atrizes de Hollywood. Onde elas tiveram sim a coragem de denunciar os assédios ocorridos com elas, independendo de quem os fez, colegas de trabalho, diretores, produtores. Isso é uma grande vitória para nós mulheres, pois sabemos que temos voz ativa, porem não devemos ter medo. É nosso corpo e nossa vida.
Penso que daqui pra frente, muitas coisas iram mudar. Sempre soubemos de nossa força em denunciar, porem só agora temos coragem de fazer. Não devemos abaixar a cabeça diante daquilo que está errado e nos encomoda, e achar que isso está certo e nos diminuirmos. Devemos continuar, afinal, somente nós sabemos nossos direitos. Não podemos abrir mão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018