Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro

Redação enviada em 15/07/2019

A Constituição Federal promulgada em 1988, em função do amplo leque de direitos o qual assegura teoricamente aos cidadãos brasileiros, se qualifica como a maior e mais completa Carta Constitucional vigente. Entretanto, a despeito de as crianças terem seus direitos universais e inexoráveis, revela-se na realidade a falta da relevância de uma infância saudável no seu processo formacional, implicando entraves caóticos que ampliam o desequilíbrio de alguns direitos dos meninos. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. Em primeira análise, é importante destacar que a desigualdade do acesso à educação infantil é um fator impulsionador do problema. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, embora o percentual da população até os 5 anos de idade que frequenta a escola tenha crescido nos últimos anos, ainda não atingiu a meta do Plano Nacional de Educação, que visa a universalização da pré-escola até 2020. Tal fato, indubitavelmente, tem ligação com a desigualdade social presente no país, a qual dificulta a construção ou o ingresso das crianças em ambientes favoráveis ao seu desdobramento. Desse modo, o período pré-escolar, mesmo que essencial, ainda é um impasse na realidade brasileira. Outrossim, é válido salientar que, conforme Immanuel Kant, o princípio da ética é agir, de forma que essa ação possa ser uma prática universal. De maneira análoga, a concretização do processo cognitivo, que refletirá no desempenho escolar, na saúde e na carreira do indivíduo, vai de encontro à ética kantiana, dado que se esses meninos não usufruírem dos seus direitos universais, a sociedade entrará em profundo desequilíbrio. Com base nisso, o abuso desses atos é prejudicial à ordem social e, por conseguinte, torna-se contestável quando executado sem consentimento. Dessa forma, medidas precisam ser adotadas para garantir uma infância saudável às crianças brasileiras. Em suma, com o intuito de amenizar essa problemática, o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação(MEC), deve fazer o direcionamento de verbas para a construção de pré-escolas em regiões desfavorecidas no país, promovendo a ampliação e igualdade da acessibilidade à plena educação a todos. Ademais, as Instituições de ensino, em parceria com as famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil, por intermédio de palestras, com a participação de psicólogos e especialistas, que ajudem os pais a compreender o processo de desenvolvimento infantil para identificar e prevenir condutas e situações que podem prejudicar a criança. Feito isso, somente essas tomadas de medidas proporcionarão aos garotos seus Direitos Universais.