Título da redação:

Ressonância de conhecimento

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 04/09/2018

Em 18 de agosto de 2008 foi sancionada a lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, demonstrando assim, a relevância na educação. Estudos já correlacionaram a qualificação no raciocínio matemático à música, além da ligação com outros aspectos acadêmico e sociais. Portanto, aplicar na prática a lei e desenvolver o contexto musical é pertinente no desenvolver da educação integrada. A evolução de habilidades musicais ocorre por meio de exercícios envolvendo cifras e partituras, que são verdadeiras equações contendo repetições,padrões,escalas e coerência. Assim, para o aprendizado da matemática, são vários os benefícios em fórmulas e construções lógicas, devido ao mesmo processo cognitivo para a resolução desses problemas. Além disso, bandas,compositores,letras e ideologias estão intimamente ligados à história e cultura. Como ocorreu na vertente Tropicália e seu apelo contra o regime militar vigente na época.Desse modo, a leitura de letras, a forma de vestir e comportar-se em palco refletem a ótica daquela cultura e momento histórico e, assim, mostra ao aluno a importância do conhecimento e da expressão artística como forma de posicionamento político. Nesse ínterim, devido ao papel importante da música na história e no desenvolvimento cognitivo, sua relevância é notória. Por isso, cabe ao governo executar de forma real a lei supracitada, garantindo instrumentos e materiais necessários a um professor qualificado nessa área ofertar aos seus alunos aulas com qualidade, para que agregue diferentes ferramentas em qualquer disciplina que esse conhecimento seja útil. Com isso, locais públicos receberão mais atrações de cunho artístico-musical advindos da própria comunidade do bairro e escolas, incentivando as novas gerações a produzir e assimilar das letras ouvidas e criadas o contexto histórico em que estão, munindo-os de um melhor senso crítico e exposição de ideias.