Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 29/08/2018

Na antiguidade clássica a música era vista como algo acessível apenas o público com melhores condições financeiras, ou seja, era vista como sinônimo de poder aquisitivo e intelectual. Já hoje, o governo brasileiro procura disponibilizá-la a todo o público, em especial, como uma forma de ascensão social, para as pessoas mais carentes, procurando, então, engajá-las no processo musical de ensino-aprendizagem, mesmo encontrando dificuldades na formação dos profissionais que irão transmiti-lo. A presença da música como forma de aprendizagem é de suma importância para estimular todos os alunos nesse processo, pois o Juiz William Douglas nas próprias palestras e em seus livros pedagógicos enfatizou que existem várias formas de adquirir conhecimento, sendo muitas vezes a auditiva, por meio de sons e músicas, conseguem abranger uma vasta gama de conhecimento. Desse modo, com essa afirmativa, a dinâmica do aprendizado, pois pode ser criativa, ao proporcionar algo que tanto atrai, por relacionar conteúdo didático com a presença da musicalidade atual, estimulando os alunos a aprenderem. Também é importante ressaltar que o estudo musical ainda não é valorizado da forma devida por muitos. Segundo dados do canal da cultura, no quadro geral de professores, apenas 5% estão com capacidade plena de exercer a matéria de artes, e como consequência outros professores sem a devida formação acabam exercendo esse papel. Resultando no errôneo funcionamento das aulas, não servindo ao principal objetivo, que seria estimular a capacidade cognitiva de aprendizado do estudante Urge, pois, a necessidade de incluir a música na grade curricular do ensino básico com mais efetividade. Por isso, sugere-se que os Ministérios da Educação, em parceria com as Escolas, atribuam campanhas de conscientização, ministradas por próprios professores de música, apresentando a importância desta para o estudo, além de apresentarem exemplos de pessoas que conseguiram alcançar os próprios objetivos, graças aos profissionais que inseriram essa modalidade na grade curricular escolar. Desse maneira, os estudantes, podem se sentir motivados a valorizarem a profissão, e assim exerçam-na futuramente, para que a música não seja vista apenas como sinônimo de poder aquisitivo e intelectual, mas sim como um instrumento que permitiu tais feitos.