Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 29/08/2018

A musicalidade sempre esteve presente como uma dimensão constitutiva da existência humana. No Brasil, a pluralidade dos povos reflete diretamente na manifestação musical, visto que há uma enorme variedade de ritmos no país. Entretanto, no âmbito educacional, a música, infelizmente possui pouca relevância. Ora associada a carência de profissionais, ora ligada a falta de valorização, a música na educação constitui uma problemática. A lei 11.769 tornou obrigatório o ensino da música nas escolas brasileiras, todavia é insuficiente para a conquista da relevância da música na educação. Isso porque falta profissionais com formação nessa área, já que a ideia que predomina na sociedade é a de que a música não dá o retorno financeiro necessário para suprir os gastos básicos do dia a dia e, por conseguinte não deve ser considerada como uma profissão. Dessa forma, a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, em que só é possível lecionar nas instituições de ensino aqueles que possuem diploma de músico, acaba por restringir aos jovens estudantes o acesso a esse bem cultural humano. Além do mais, é escassa a valorização da música na educação. Isso é justificado pelo seu pequeno espaço dado no ensino das artes na grade curricular das instituições educacionais. Prova disso, são os poucos horários destinados ao ensino musical nas escolas. Desse modo, proporcionados pela música, os desenvolvimentos da criatividade, da sensibilidade e a integração dos alunos, não atingem os fins colimados. Assim sendo, é indispensável a adoção de medidas capazes de dar a devida relevância à música no cenário da educação brasileira. Posto isso, é essencial que a sociedade descontrua o pensamento de que a música não deve ser considerada uma profissão, incentivando àqueles que se interessam por essa arte a ingressarem no curso, no intuito de propiciar a maior formação de profissionais e garantir que as escolas tenham professores músicos. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino, ampliar os horários destinados ao ensino da música, a fim de que estudantes tenham a possibilidade de entrar em contato com ela e desenvolver habilidades fundamentais para completar a construção do conhecimento.