Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 28/08/2018

A música sempre teve destaque no entretenimento do brasileiro. Por outro lado, é de pouco conhecimento da população os benefícios dessa no processo educativo. Por conseguinte, na história educacional brasiliense, até pouco tempo atrás, não se tinha a disciplina nas escolas e, a maioria, ainda não têm, seja por incompreensão de sua notoriedade na educação pela população, a qual não a exige, seja por omissão Estatal no cumprimento da lei. É notório que a desinformação das vantagens educacionais relativas ao trabalho com a arte sonora esteja entre as principais causas de sua ausência nas escolas. De acordo com Platão, a música é essencial para formação do cidadão. Nesse sentido, as ondas harmônicas e as maneiras de produzi-las podem ajudar na criatividade e na participação ativa do ser social, estimulando, assim, o aluno a querer aprender. Dessa maneira, a música motivaria o engajamento social do estudante, fazendo-o reivindicar o cumprimento das leis pelas instituições e ,também, uma educação de qualidade. Da mesma forma, evidencia-se à falta de comprometimento do Estado em expandir o ensino musical pelo Brasil. Segundo a Lei 11.769 é obrigatório o ensino da música nas escolas. No entanto, consoante os últimos dados relacionados a educação musical, a ação legal encontra-se distante da efetivação, haja vista que os investimentos na formação de profissionais, na compra de instrumentos entre outros recursos estão limitadas à poucas escolas. Logo o ideal platônico de educação não chega aos futuros cidadãos que são a todo tempo cercados pela música na esfera social, mas não a entendem como ferramenta de reflexão dos problemas sociais. Em vista dos fatos mencionados, a essência do cidadão de Platão, deve tornar-se presente nos educandários, posto que a falta de investimento do Estado e da população em exigir educação de qualidade garantem sua ausência no processo educativo. Assim, cabe as instituições escolares em conjunto com seus professores solicitar a efetivação da lei 11.769, por meio de palestras e manifestações pelo Brasil, poderiam conscientizar pais e estudantes a apoiarem à causa e, dessa maneira, a forte participação popular reuniria assinaturas para acionar o Poder Executivo dos direitos dos cidadãos. Não obstante, o Governo Federal deve disponibilizar incentivos para promoção da educação musical, capacitando profissionais para atuar nas escolas e em associação com a iniciativa privada conseguir fundos para compra de materiais, promovendo a ampliação do ensino musical.