Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 26/08/2018

A educação está relacionada com o desempenho, de caráter proveitoso, do ensino. Assim, quanto mais flexível for o modo o qual ele é aplicado aos alunos, melhor será o progresso escolar. Contudo, a música, que é classificada pelos especialistas como um estímulo da criatividade, tem uma grande relevância no que diz respeito à relação com a prática de aprendizado no contexto didático. Dessa forma, devem-se encontrar meios que objetivem os estudantes conseguirem, de maneira positiva, ter o máximo de rendimento possível nos estudos com o auxílio da música, a fim de facilitar esse processo. No contexto brasileiro do século XIX, o imperador Dom Pedro II viabilizou o ensino musical nas instituições. A partir daí, a sonoridade esteve presente, como disciplina, na grade escolar. Entretanto, na atualidade, sabe-se que a utilidade da música vai além das apreciações artísticas e sonoras, uma vez que a musicalidade faz parte do contexto social do indivíduo como objeto da realidade. Então, em consonância com as ideias do psicólogo Lev Vygotsky, que visava a importância da zona de desenvolvimento proximal, aproximar essa realidade ao parâmetro didático colaboraria, positivamente, com o processo educativo de aprendizado. Dessa maneira, não é à toa que, em 2008, foi sancionada uma lei cujo objetivo é a obrigação da inclusão de canções na trajetória do currículo escolar, que só reforça a afirmação de Nietzsche ao dizer que, sem a música, a vida seria um erro. Ademais, é importante ressaltar que a música pode auxiliar, didaticamente, em diferentes áreas do conhecimento. Isto é, nas aulas, podem-se abranger assuntos, como história, a partir da interpretação da canção “Índios”, da banda Legião Urbana. Consequentemente, os alunos poderão analisar a letra e assimilar com o respectivo conteúdo. Além disso, na educação infantil, o grupo musical Palavra Cantada traz, nas canções, assuntos interdisciplinares, tais como “África”, “Pindorama”, entre outras, que servem como parceiro do ensino no cotidiano. Destarte, quando se trata de colaborar com o melhor desempenho dos discentes, a música tem um papel crucial no que está relacionado ao objetivo de facilitar esse processo criativo. Em suma, é necessário que os professores, com cada particularidade, façam da música um material didático, de modo que estejam preparados para recepcionarem novos olhares sobre esse modelo de ensino. Portanto, o Ministério da Educação, em parceria com instituições escolares, deve criar propostas pedagógicas, cuja finalidade seja propiciar repertórios sonoros no ambiente escolar, por meio de projetos que incentivem, ludicamente, os discentes a desenvolverem o prazer de aprender com mais facilidade, a partir do intermédio de temas musicais, que já fazem parte da realidade deles ou mediados por sons alternativos. Como resultado, em concordância com Vygotsky, essa aproximação trará mais sentido no processo de aquisição do conhecimento.