Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 22/08/2018

Não restam dúvidas que, a música sempre esteve presente na história humana, entretanto, o seu ensino se restringia a alguns grupos sociais. Com o advento da Revolução Francesa de 1789, houve uma quebra de paradigma, contribuindo diretamente para sua difusão a todas as classes. Estudos apontam os diversos benefícios que ela proporciona e, apesar do Brasil possuir uma lei que garante o seu ensino nas escolas, ainda existem diversas barreiras que o impedem. Primeiramente, a educação é tema recorrente de um mundo globalizado e competitivo que busca o desenvolvimento sócio comercial. Como disse o filosofo Emanuel Kant, “é no problema da educação que se assenta o segredo do aperfeiçoamento do homem. ” Dito isto, o ensino da música desponta como um artificio para o aprimoramento de algumas características intelectuais, como por exemplo a criatividade, elemento essencial para o desenvolvimento de novas ferramentas. Nesse contexto, o ensino da música contribui, não somente para o aprendizado e crescimento do jovem, mas do país, pois a riqueza intelectual de uma nação é elemento medular para o seu progresso. Em uma segunda analise, observa-se que o Brasil deu um passo importante para a inserção do ensino da música nas escolas, com a elaboração da lei n° 11.769/2008 que estabelece sua obrigatoriedade nas escolas de educação básica. Porém, essa não vem sendo efetiva, devido aos poucos profissionais existentes no mercado e ao baixo investimento do Governo nessa área. Quanto a esse último, segundo dados da OCDE, o país é um dos que menos aloca recursos em educação do ensino fundamental e médio. Logo, não adianta ter um planejamento excelente e não conseguir executá-lo de forma eficaz. Dessa forma, é necessária uma mudança de atitude por parte do Governo no tratamento da educação. Primeiramente, o Governo deve destinar maias verbas para a educação básica. Além disso, o Ministério da Educação deve iniciar um programa voltado para implantação do ensino da música em todas as escolas do Brasil. Esse programa deverá conter a aquisição materiais apropriados, o estimulo para pessoas realizarem o curso de licenciatura em música e a disponibilização desse curso em todo o país. A fim de que, o ideal de igualdade da revolução francesa se concretize em todo o território nacional.