Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 18/08/2018

Segundo Paulo Freire, filósofo e influenciador da pedagogia crítica, “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Em paralelo a esse pensamento, a música pode ter uma alta relevância na educação e, quando juntas, podem mudar pessoas e, consequentemente, essas transformarem o mundo. Primeiramente, a relevância da arte musical dentro do contexto educacional é tamanha, porque retira jovens da depressão em que os cenários familiares e socioeconômicos são dominados pela falta de esperança em um futuro melhor. Como consequências disso, as portas da oportunidade se abrem para que o aluno se desenvolva e vá, aos poucos, conquistando a própria confiança. Além de conquistar a autoconfiança, esse aluno incentiva mais pessoas a aliarem as partituras com a educação, conforme ocorre na favela do Candeal, em Salvador, com o projeto que entrelaça a música com a formação educacional fundado pelo cantor brasileiro Carlinhos Brown. Além disso, a aliança entre a música e a educação pode desenvolver a capacidade sensorial do discente, visto que a atenção dele voltada ao instrumento musical se faz uma condição necessária com a prática. Em virtude disso, a habilidade de prestar atenção na aula é redobrada fazendo com que o aprendizado seja eficaz. Por conseguinte, com a interpretação dos acordes e das partituras musicais, alavanca-se o conhecimento matemático e interpretativo do estudante, posto que aquelas são formadas por fórmulas e raciocínios lógicos advindos de uma profunda cautela. Desse modo, a música quando relacionada com a educação contribui com a formação do caráter de um adulto, tornando-o atencioso, compreensível e empático, já que lhe foi estimulado à sensibilidade por meio da solicitude. Dessa forma, o Ministério da Educação deve, portanto, aliar-se à Secretaria da Diversidade Cultural e criar projetos músico-pedagógicos para as escolas públicas, por intermédio da compra de instrumentos musicais e da contratação de professores recém-formados em músicas ou estudantes do curso de música que se interessam em lecionar como forma de solidificar o conhecimento acadêmico na prática, com o intuito de que o laço entre a música e a educação mude pessoas e essas, por sua vez, transformem a sociedade na qual vivem em um espaço mais ameno em relação às mazelas sociais que aquele primeiro jovem e vários outros vivem.