Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 15/08/2018

“A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. No contexto vigente, a frase de Platão parece fazer alusão à importância da música na educação. Pois ela aumenta a interação, criatividade e o aprendizado. Primeiramente, o avanço tecnológico faz com que as crianças de hoje fiquem dependentes desse meio. Isto acontece devido à facilidade que elas encontram na busca de informações por meio de computadores, celulares, entre outros. Assim, percebe-se que a sua capacidade cognitiva como criatividade, raciocínio e a memória não são satisfatoriamente aproveitados. Perante isso, vê-se que a música é uma forma de contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem, assim ela colabora para o desenvolvimento da cognição. Desse modo, as pessoas têm maior chance de se sobressair no mercado de trabalho num mundo altamente competitivo. Além disso, a música estimula os sentidos. Dessa maneira, os alunos aumentam a sua aprendizagem porque ela promove maior habilidade de observação, localização, compreensão e descrição. Assim, aumenta a capacidade de interpretação e leitura de textos, facilita o entendimento de cálculos matemáticos. Como também, a produção de música estimula a integração e cooperação entre alunos ao formarem grupos, identificarem gostos em comum e desinibirem alunos tímidos. Além de instigar discussões em sala de aula que conectam novas ideias e temas de estudo. Portanto, a música é muito importante no setor da educação pois estimula as funções cognitivas e pode trazer maior bem-estar e ser um diferencial no mercado de trabalho. Para isso, deve haver parcerias entre escolas e universidades a fim de estimular maior interesse para lecionar nessa área. E também, devem ocorrer projetos sociais por meio de palestras, divulgação através da mídia que estimulem a conscientização da relevância da música como instrumento educacional, conforme Platão.