Título da redação:

Aprender com a música

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 25/08/2018

A música é um elemento de transformação social surpreendente, tanto para quem se torna um expoente das artes musicais, quanto para quem se utiliza dessa linguagem para compreensão, criação e descoberta de conteúdos de outras áreas. A contribuição, por exemplo, da obra “Riacho do navio” composta pelos Cantores Luiz Gonzaga e Zé Dantas, no ensino de geografia, assim como a utilização de paródias musicais no processo de aprendizagem, revela um pouquinho, dentre um arcabouço de possibilidades, da relevância da linguagem musical na educação. A pesar de o ensino da música nas escolas ser obrigatório desde 2008, por meio da lei de número 11.769, dificilmente as escolas se apropriam dessa ferramenta. É sabido, de acordo com alguns estudos inclusive, que a utilização de melodias desenvolve a criatividade, sensibilidade e promove a integração entre os alunos. Sendo assim, a linguagem musical poderia ser utilizada como um poderoso recurso persuasivo, sobretudo, na educação de nível fundamental, na qual existe um maior déficit de atenção por parte dos estudantes. A arte musical, assim como a educação, está intimamente conectada com a sociedade. Dessarte, na educação de nível médio a apropriação do estudo das melodias pode ser utilizado de forma interdisciplinar, tal como as artes literárias, para uma compreensão mais abrangente, entre os educandos, do contexto social, cultural e político do período em que a obra foi composta. Esse tipo de abordagem fortalece a capacidade de percepção e senso crítico do discente, além disso, torna a aula mais dinâmica. Percebe-se, portanto, com base no exposto, que é pouco difundido a utilização das artes musicais no processo educativo. Assim sendo, o Governo federal deve direcionar mais verbas para o Ministério da Educação, o qual utilizará os referidos recursos para a inclusão de uma disciplina chamada “educação musical”, em todos os cursos de licenciatura. Dessa forma, os professores sairão mais preparados para desenvolver aulas mais dinâmicas e interdisciplinares com o aparato das melodias.