Título da redação:

O destino final

Tema de redação: A relação entre a responsabilidade social e os resíduos urbanos no Brasil

Redação enviada em 31/10/2016

A consolidação do capitalismo após a guerra fria , em 1985, desencadeou o consumismo desenfreado em todo o mundo. Com isso, cresce assustadoramente o numero de resíduos orgânicos e sólidos produzidos não só pela indústria capitalista, mas também pelo cidadão comum. Dessa forma, a sociedade atual vive um sério problema relacionado ao destino final desses dejetos. Nessa perspectiva, é necessário conhecer essa problemática a fundo. O acesso aos bens de consumo trouxe inúmeros benefícios e facilidade ao indivíduo. Por outro lado, a obsolescência programada de alguns produtos com celulares, tabletes e smartfones, é responsável pelo ciclo de vida cada vez menor desses produtos, haja vista que ficam ultrapassados muito rápido. Dessa forma, muitas pessoas acabam aderindo a esse processo consumista e acabam gerando grande quantidade de resíduos eletrônicos, Contudo, por serem compostos por matérias tóxicos e nocivos ao meio ambiente não devem ser descartados em lixos comuns, mas recolhidos pelos fabricantes. Segundo o filósofo Èmile Durkheim, a sociedade é comparada a um “corpo biológico” por ser, assim como esse, composto por partes que interagem entre si. Nesse sentido, o desperdício de alimentos pela população brasileira corrobora para o aumento dos restos orgânicos produzidos por essa demanda, já que essa produção é cinco vezes maior que a população. Além disso, boa parte dos cidadãos não dispõe de um serviço de coleta eficiente, principalmente nas grandes periferias. Isso contribui para o surgimento de lixões e áreas impróprias para essa atividade. De acordo com o ativista Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Assim, o Governo deve investir amplamente na conscientização e educação dos brasileiros no sentido do descarte adequado dos resíduos em geral, por meio de campanhas educativas e propagandas evidenciando as conseqüências desse ato, como também precisa ampliar o número de lixeiras seletivas. As grandes empresas podem trabalhar com a logística reversa, ou seja, o reaproveitamento de seus produtos para aumentar o ciclo produtivos desses. A escola precisa debater o conteúdo em sala de aula evidenciando as consequências do desperdício de alimentos e do consumismo exagerado para a natureza e para o ser humano.