Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil

Redação enviada há 4 meses por Ana Carbone


A geração byroniana do Romantismo foi inspirada no escritor Lord Byron. Ela é marcada pelo pessimismo, inadequação a realidade, desgosto de viver, atração pela morte, escapismo e irracionalidade. Muitas pessoas enxergam a morte, e o ato de tirar a própria vida como um gesto heroico, como foi o caso do suicídio de Vargas, no ano de 1954. Desse modo, muitos jovens encontram na morte uma válvula de escape para seus problemas internos. O ato de tirar a própria vida tem se tornado frequente, e está ligado intimamente a depressão.
Segundo o escritor Augusto Cury, uma pessoa quando pensa em suicídio quer matar a dor, mas nunca a vida. Nesse contexto, o suicídio se torna uma solução permanente para um problema temporário. É muito comum esse problema entre os jovens porque a adolescência é uma fase da vida cheia de novas descobertas, e é quando há uma intensa pressão social por decisões como a carreira profissional, e a busca por aceitação dentro da sociedade. Sendo assim, essa vulnerabilidade do adolescente o torna suscetível a doenças como a depressão, que é uma das principais causas do suicídio. Algumas pessoas mal intencionadas se aproveitam da situação e criam jogos suicidas como é o caso do Jogo "Baleia azul", onde há muitos desafios, e o último é tirar a própria vida.
No entanto, o Setembro Amarelo foi uma grande e significativa conquista para o país, visto que as informações sobre o tratamento e a prevenção do suicídio foram amplificadas e alcançaram grande parte da população. A importância do bem estar psicológico deve ser levada em consideração, já dizia Platão: "viver bem é mais importante do que simplesmente viver".
Entende-se, portanto, que é extremamente necessário a intervenção do governo, através do Ministério da Saúde e da educação a elaboração de mais campanhas que visem conscientizar um maior número de pessoas e que consigam dar o apoio psicológico necessário aos jovens. A contratação de mais profissionais especializados nessa área para os postos de saúde e nas escolas, é uma forma de combate a depressão e consequentemente, prevenção do suicídio.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018