Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


O filme Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, retrata a trágica vida de Neil, um estudante que possui o sonho de atuar destruído pela obsessão de seu pai em ter um filho médico, e, devido a imensa pressão paterna, Neil comete suicídio. O drama dos anos 80 se adequa a realidade atual em que o suicídio se encaixa em um problema referente à saúde pública, e tem uma das suas causas na pressão advinda da sociedade. Destarte, é indiscutível que o crescimento do suicídio no cenário brasileiro é maléfico e deve ser combatido.
Em primeira instância, é importante retomar o conceito de Zygmunt Bauman sobre modernidade líquida. O sociólogo afirma que na sociedade contemporânea prevalece o individualismo e a efemeridade das relações. Tal fluidez ocasiona relacionamentos rasos e pouco afetivos entre os indivíduos, somada a um cotidiano sobrecarregado e com pouco amparo emocional. Sendo assim, a falta de vínculos profundos juntamente com pressões sociais tornam o cidadão fragilizado mentalmente e vulnerável à ideia do suicídio.
Em segunda instância, faz-se necessário ressaltar que o tabu que existe acerca da prática suicida é um dos principais obstáculos para combater tal transtorno. A negligência em tratar de assuntos que envolvam o autocídio faz com que uma parcela da população acredite que tirar a própria vida seja a melhor opção. Nos últimos 10 anos, no Brasil, o suicídio cresceu 40% entre pessoas de 15 a 29 anos. Esse crescimento evidencia a necessidade de romper com o tabu ainda existente.
Portanto, infere-se que medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, é fundamental que o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, realize investimentos na criação de programas de apoio psicológico nas escolas públicas, promovendo debates e rodas de conversa nas quais os alunos possam compartilhar dificuldades e experiências. Ademais, a mídia deve divulgar, através das redes sociais, campanhas de prevenção ao suicídio, como por exemplo a proposta do setembro amarelo. Dessa forma, o Brasil poderá superar, a longo prazo, tal problemática.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018