Título da redação:

PARA SUBIR O PRIMEIRO DEGRAU, CONSTRUA-O

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 03/10/2017

PARA SUBIR O PRIMEIRO DEGRAU, CONSTRUA-O O analfabetismo funcional tem assolado várias pessoas ao nosso redor , e por mais seja irônico , muitas não sabem nem que são analfabetas funcionais por não conhecer o significado do termo em questão.A luta em processos seletivos evidenciam isso claramente quando se tem questões de interpretação, onde maioria das pessoas deviam se antenar e realmente descobrir a dificuldade para entender instruções repassadas. A busca pelo primeiro emprego após ser formado pode ao que muitos pensam, ser uma tragédia do que a realização de um sonho facilitado por acabar de ser tornar um pessoa formada em um curso superior, onde teoricamente a pessoa deveria ter uma formação ainda mais sólida, atendendo aos requisitos do mercado, não é isso que vemos quanto aos nosso recém formados. Pesquisas são feitas anualmente, projetos são realizados , mas todo esforço se tornar em vão, se não focarmos em realmente descobrir onde o problemas surge e onde poderia ser erradicado. Para se construir uma casa , devemos olhar as condições do terreno para firmarmos os fundamentos da casa, trazendo essa analogia , se não desviarmos urgentemente nosso olhar para o sistema precário de educação, nossa firmamento (nossas crianças e jovens), irão estar a mercê de entrarem mais uma vez para as estatísticas do analfabetismos funcional e construiremos um país com a base comprometida. Pode-se perceber, que país em que o desenvolvimento sobe cada vez mais, obteve-se uma consciência com as etapas iniciais de aprendizagem onde o foco não era obter nota , e sim repassar o aprendizado correto, e com a absolvição sendo maior , as notas se elevarem serão fruto dessa consciência , para tudo isso ocorrer o Estado juntamente com o Governo Federal deveriam analisar o sistema de educação e propor inovações em metodologia de estudo com o auxílio da tecnologia, para ambos investirem em estratégias que nossos recém formados nos cursos superiores, encerrem sua vida acadêmica da maneira como entrou.