Título da redação:

Mais leitura é menos analfabetismo funcional

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 18/08/2017

É inquestionável que a leitura é extremamente necessária no processo de educação.E de acordo com Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Entretanto, a existência de um sistema educacional falho, juntamente com a falta de incentivo familiar causa um decremento no hábito de ler e contribui fortemente com o alfabetismo funcional. Dando start em problemas na sociedade brasileira. Em primeiro lugar, sabe-se que são exorbitantes os números de alunos em uma mesma sala de aula em escolas públicas, comprometendo assim a capacidade de aprendizado destes, pois, não é possível que apenas um professor acompanhe e oriente tantos alunos juntos. Ademais, pesquisas do Instituto Paulo Montenegro, apontam que apenas 26% da população dominam a leitura e a escrita, comprovando assim que o sistema de educação é ineficiente e deixa a desejar. Além disso, especialistas ouvidos pela agência Brasil apontam a família como decisiva no processo de incentivo à leitura. Nesse sentido, observa-se que grande parte das crianças não apresentam interesse em ler, isso porque muitos não recebem estímulo dos pais, que por sua vez não sentem totalmente capacitados em ajudá-los. Diante desta difícil problemática, medidas, portanto, devem ser concretizadas. O Ministério da Educação deve reduzir o número máximo de alunos de instituições públicas, para que professores consigam dar melhor assistência aos estudantes. Ademais, ONGs em parceria com prefeituras devem por meio de eventos gratuitos com a presença de especialistas oferecerem atividades semanais que reúnam tecnologia e leitura, a fim de aproximar crianças e jovens da prática de ler e interpretar. Por outro lado, cabe aos pais incitar o interesse dos filhos desde a infância, presenteando-os com livros e histórias contadas com o propósito de cultivar interesse em buscar conhecimentos proporcionando assim, uma sociedade com bons hábitos que busca reduzir gradualmente o analfabetismo funcional no país.