Título da redação:

Herança Secular

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 09/10/2017

A princípio, a condição de analfabetismo funcional é caracterizada pela incapacidade de exercitar certas habilidades de leitura, de escrita e de cálculo. Nesse contexto, o legado patriarcal no Brasil implicou séculos de descaso educacional. Dessa maneira, mesmo com os avanços científicos atualmente, as escolas públicas ainda aplicam métodos obsoletos, herdados a tempos remotos. Ademais, existem dois tipos de educação no país, dentre estes, um que reproduz desigualdades, como a aprovação automática e outro que produz capital humano com ensino reflexivo. No passado, a os jesuítas eram responsáveis pelo letramento da população brasileira, mas eles foram expulsos do Brasil. Nesse ínterim, o governo não se encarregou de desenvolver sistemas educacionais capazes de substituir o existente. Hodiernamente, os programas educacionais não inovam suas metodologias, pois não acompanham os avanços da neurociência, no que tange ao estudo biopsicossocial do ser humano. Em adição, os alunos de classe média, viajam, possuem professores particulares e pais letrados, ou seja, apresentam um repertorio prévio de conhecimento, o que facilita a aprendizagem, mesmo que a escola seja retrógrada. É válido destacar que os ensinamentos não ocorrem, desde sempre, de maneira igualitária, posto que os mais ricos podem privatizar os estudos. Assim sendo, os discentes de baixo poder aquisitivo, não possui o mesmo acervo cultural e acabam decorando o conteúdo, ou seja, se tornam analfabetos funcionais. No entanto, países como a Suécia, todas as classes sociais estudam juntas como mecanismo de diminuir a exclusão, o que é bem distinto do Brasil desde sempre. Segundo neurocientistas, a aprendizagem ocorre de acordo com interação biopsicossocial, assim, aulas às sete da manhã não são o ideal para adolescentes que nessa fase tem o ciclo de sono e de vigília alterados. Diante disso, é necessário que as Prefeituras desenvolvam integração da escola com diferentes setores da administração municipal como a Cultura, a Tecnologia, a Saúde e a Assistência Social, a fim de que esses serviços auxiliem, integralmente, os alunos carentes. Nesse caso, com a oferta de lazer como aulas de teatro, de reforço pedagógico, de dança e de computação. Além disso, os Municípios devem implantar o projeto “Professor Nota 10”, que capacita os docentes, por meio de aulas de biologia e neurociências, para que suas aulas se tornem mais atraentes. Finalmente, a educação deve acompanhar os avanços científicos em detrimento do retrocesso secular herdado.