Título da redação:

Fabianos da realidade

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 11/10/2017

Segundo Paulo Freire, escritor e pedagogo brasileiro, a educação não muda sozinha a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda. Logo, é irrefutável a presença dessa para o desenvolvimento intelectual, social e cultural da nação. No entanto, o analfabetismo funcional, falha no âmbito educacional, tem respaldo em interesses econômicos e fatores históricos. "O bolso é o órgão mais sensível do homem", de acordo com o filósofo brasileiro, Luiz Felipe Pondé. Nesse sentido, a distribuição de investimentos na educação no país retrata a prioridade do Planalto Central e de seus integrantes, ocorrendo nas partes mais industrializadas e com maior participação no PIB: o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste. Assim, mantendo seus "órgãos" saudáveis, pois é dessas 3 regiões que mais se tem políticos, por serem as mais populosas e essa prática fomenta vários problemas, como mostra a pesquisa do "R7" segundo o qual, os menores índices de analfabetos pertence aos paulistas, gaúchos e os sertanejos respectivamente ao contrários do Norte e Nordeste que possuem aproximadamente o dobro desses índices. O livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, mostra não somente a vida da família de Fabiano no sertão nordestino, mas também, como que a dificuldade de comunicação desse grupo limita sua a ascensão social e econômica. Em suma, desde a vinda da família real portuguesa para o Brasil e consequente mudança da capital para o Rio de Jaineiro, o desenvolvimento do país s tornou mais intenso nessa região. Consequentemente, o custo desse desenvolvimento nessa pequena porção do território nacional ocorreu em detrimento das outras, tanto economicamente como socialmente, como disponibiliza a pesquisa do site "R7" no qual o maior índice de analfabetos funcionais pertence à região da personagem Fabiano. Fica claro, portanto, os empecilhos que levam ao analfabetismo funcional e o que esse causa. Dessarte, o investimento do Estado deve ser redirecionado, do Ensino Superior ao Fundamental. Primordialmente, criando um vínculo entre alunos e o aprendizado por meio da diversão e da tecnologia, com a utilização de jogos com interpretação de texto e de frases contidos em tablets e projetos mensais com prêmios para motivos os discentes a participarem, como a crianção de redações com livros como prêmios a fim de que histórias como as de Fabiano parem de encontrar respaldo na realidade brasileira.