Título da redação:

Dentro de casa

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 03/08/2017

A escrita é um modo de aproximação entre civilizações, de tal forma, aconteceu na América Portuguesa que os padres catequizaram os índios. Contudo, deixou mazelas que perduram até os dias de hoje, como o simples fato de pessoas não conseguem compreender simples textos e sua tipologia textual, pois tanto a falta de incentivos dos pais quanto ausência de cobranças perante as escolas agravam esse fator. Com isso, para iniciar a discussão sobre o analfabetismo funcional precisa-se destacar a falta de interesse dos pais, de tal modo, relacionado ao corriqueiro fato deles pensarem que seu filho está frequentando a escola estará resguardado desse problema educacional. Por conseguinte, o resultado disso é a presença de cerca de 5% analfabetos funcionais matriculados no ensino superior, segundo o Instituto Paulo Monteiro com ajuda do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística(IBOPE). Logo, percebe-se um dos problemas está em casa, porém, imperceptível aos olhos do problemático. Além disso, a falta de entendimento banal de palavras pelas pessoas relaciona não só com as condições da educação brasileira , mas também a diferença socioeconômica. Prova disso é a falta de estruturação das escolas somado a baixos salários dos alfabetizadores corrobora para os 68% de analfabetos funcionais no Brasil, segundo o Ibope. Outrossim, “os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem, o pensamento do escrito Mario Quintana retrata uma das mazelas dessa problemática analfabética que vários sabem ler, mas não pratica e ao passar dos anos serão inseridos nessa estatística. Fica claro, portanto, para que atenue esse problema deixado pela comunicação entre civilizações, precisa-se da ação do Governo Federal, municipal e sociedade para fazem plebiscitos e verificar as áreas mais atingida pelo analfabetismo, afim relacionar horário compatível a todos que precisam de estudar e voltem a escola.Ademais, o Ministério da Educação em conjunto com a ferramenta midiática, de tal maneira, utilizando ela para ministrar propagandas de orientação para sociedade, para mostrar onde acontece matriculas em escolas mais próximas de sua casa.