Título da redação:

Batalha contra o analfabetismo funcional

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 31/07/2017

Em 2014,segundo a pesquisa nacional por amostra de domicílio (PNAD) o analfabetismo já se estende por todas as regiões brasileiras. Bem antes, em 2011, ela havia publicado que não houve diminuição ,em três anos , do número de pessoas que mal sabem interpretar textos pequenos. Diante de tal cenário é indubitável que o triste crescimento do analfabetismo funcional denuncia que a educação , no Brasil, está “ gritando “ por ajuda. Sendo assim , medidas urgentes precisam ser tomadas para mudar para melhor esse panorama que insiste em assolar o país. Com a gênese da internet e redes sociais , percebe-se que as pessoas usam essas tecnologias para atrair clientes ,seguidores e principalmente , saciar suas curiosidades. Nesse sentido ,as instituições de ensino podem estar falhando ao não utilizares esse trunfo, de forma vigorosa, para alcançarem o maior número de pessoas . Ao se pensar na grandeza geográfica do país e ver as dificuldades de acesso ao ensino de qualidade por conta de barreiras físicas , a internet pode servir como aliada para alcançar esses territórios , contribuindo assim para o despencar da estatística do analfabetismo funcional, além de contemplar um direito presente na constituição de 1988 que é a Educação para todos. No entanto, a tecnologia só irá fazer efeito se estiver atrelada à vontade de aprender das pessoas .No livro “ A arte de resolver problemas” é explanada a real necessidade de aguçar a curiosidade para resolver qualquer questão; no mesmo livro se vê a importância do professor como tutor , conduzindo o aluno a buscar o conhecimento das coisas e do mundo em que vive. Nesse viés , estimular a curiosidade faz com que o aluno busque por si só o conhecimento mais profundo , questionando e resolvendo os problemas não apenas da educação mas os sociais , econômicos , entre outros . Já disse Bauman “ A sociedade que esquece a arte de questionar não pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem” Fica evidente , portanto, a necessidade da associação entre ministério da educação e empresas de telecomunicações , os quais poderiam planejar a forma de levar o ensino através da internet para qualquer ponto do país , fazendo assim com que geografia não seja um limite para o acesso ao conhecimento . Ademais , os professores podem planejar aulas com interpretação de texto interativas , desde o ensino fundamental ao superior , conectando os alunos em debates virtuais , despertando –lhes a curiosidade e formando pensadores. Somado a isso ,as famílias podem dar o exemplo , estimulando os filhos à leitura e debatendo sobre diversos assuntos , a fim de forçá-los a pensarem e se posicionarem .Por fim, ao dar primeiros passos como esses , os analfabetismo funcional sofrerá queda drástica devido ao engajamento entre tecnologia e pessoas sedentas por novos conhecimentos.