Título da redação:

Analfabetismo funcional no Brasil

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 28/07/2017

O fato de se possuir um diploma, seja ele de graduação ou outro nível qualquer de estudo, nada interfere na capacidade de elaboração e compreensão de textos até mesmo os com raciocínio menos complexos. Esse fato se dá, pois a educação brasileira, tem formado mais "repetidores de informações" do que pensadores de fato. A maioria das escolas brasileiras, nos dias de hoje vem impondo aos alunos informações dadas como corretas e inquestionáveis. Essas informações são dadas com tanta autoridade, que não desenvolve nos alunos a capacidade de questionar ou pensar mais profundamente no assunto. Esse fato faz com que alunos caiam no conformismo de idias., aceitando o que lhes é passado, dificultando assim a compreensão de pensamentos cada vez mais básicos. O analfabetismo funcional no Brasil, se dá em partes por falta de incentivo em casa, e até mesmo nas escolas. Claro que existem vários problemas que podem interferir, como por exemplo Défict de atenção. Porém alunos sem incentivos, não conseguem explorar sua mente, não conseguem alcançar sozinhos a sua mais alta capacidade. Pessoas com mais apoio se tornam profissionais mais preparados, tanto que existem alunos que desenvolvem projetos e máquinas nunca antes pensados. Tal analfabetismo não se dá ao fato de saber ou não ler e escrever, e sim ao fato do estímulo que se dá a mente para que ela possa pensar e compreender pensamentos, muitas vezes não tão complexos. Esse estímulo que a mente necessita, pode ser adquirido até mesmo na infância. Incentivar as crianças a pesquisar sobre suas curiosidades, questioná-las sempre. O incentivo a leitura. Nas escolas a mente deve ser trabalhada.deve ser passado aos alunos conceitos em andamentos para que os mesmos possam chegar a conclusões. Não transmitir ideias prontas para que os alunos só aceitem. A mudança é possível, só falta o incentivo.