Black Friday Black Friday Black Friday Black Friday

BLACK FRIDAY: PROJETO REDAÇÃO

Título da redação: Analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada por usuário anônimo.

Enviada para o tema: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

  Enviada há about 1 month


É indiscutivel que o analfabetismo funcional não exista. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o analfabetismo funcional tem caído no país, mas ainda alcança 13 milhões de brasileiros acima de 15 anos, oque corresponde a 8,3% da população. Muitos deles se acham capacitados por possuirem um diploma de um determinado nivel de escolaridade. Mas porque não são?
Embora seja correto afirmar que muitos brasileiros possuem um diploma de determinado nivel de escolaridade, é incorreto dizer que sejam capacitados. Isso porque muitos deles, apesar disso, estão há anos sem estudar, e o nivel de ensino das escolas não era o mesmo das instutuições de hoje, classificando tal certificado como inválido. Além disso, tantos outros possuem diploma, não por merecimento, mas porque a educação é falha, e passa para o Ensino Médio alunos que nem escrever sabem. Isso promove o analfabetismo.
O analfabetismo funcional é aquele que só se conseguem decodificar minimamente letras, e não há dominio da interpretação. É ler mas não saber oque se está lendo, Não compreender. O mais preocupante disso é que o analfabetismo funcional atinge todas as regiões do país, sendo assim de urgencia necessidade uma solução para erradicar de forma geral, e não parcial, essa realidade.
Em virtude dos fatos mencionados mostra-se que é urgente o foco em políticas públicas para erradicar o analfabetismo funcional, como já foi feito em outros países. Nesse sentido deveria-se criar uma lei que permita aos brasileiros com diploma ultrapassado a voltarem para as escolas de acordo com o grau de aprendizagem de cada um .Tal lei deve ser reconhecida também pelo Ministério do Trabalho, dando assim o devido tempo de estudo para os tais. Pode-se também construir locais públicos para que eles possam ter acesso a educação a distância, além de alcançar lugares remotos do país, oferece um ensino mais personalizado, de acordo com as necessidades e habilidades de cada um.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.
Projeto Redação. Copyright 2017. Todos os direitos reservados.