Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil
Redação enviada em 30/07/2017
O domínio e compreensão da língua é um fator muito importante para a comunicação, além de ser bastante requisitado no mercado de trabalho e meio acadêmico. A incapacidade ou dificuldade de compreender e produzir textos e realizar operações matemáticas elaboradas é chamada de analfabetismo funcional e compromete as relações e desenvolvimento profissionais, acadêmicas e até sociais do indivíduo. Dados de uma pesquisa realizada em 2016 do Instituto Paulo Montenegro revelam que 27% dos brasileiros são analfabetos funcionais e mesmo pessoas com escolaridade superior apresentam tal característica, que não fica restrita às pessoas de baixa escolaridade. Isso revela, portanto, os problemas no sistema de educação brasileiro. Embora a educação de qualidade seja um direito, a realidade traz diversas falhas, como a falta de preparo dos professores, falta de estrutura e investimento nas escolas e problemas éticos (como a aprovação de alunos para a próxima série sem que ele tenha concluído a anterior adequadamente). Essas falhas são refletidas na colocação do Brasil (65° colocado) no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), que avalia 70 países. Além dos problemas na educação, a tecnologia cada vez mais presente na vida dos estudantes dificulta o interesse do aluno em ler, atividade que desenvolve a habilidade de compreensão, o que exige criação de novas estratégias de ensino. Tais problemas levam ao analfabetismo funcional e comprometem o desenvolvimento e a eficiência profissional do indivíduo. Portanto, deve-se criar soluções para o impasse, que se iniciam com a preparação adequada dos professores através de cursos e melhorias na estrutura escolar, e também com o foco do Ensino Fundamental 1 na língua portuguesa e na sua compreensão. Além disso, o Ministério da educação deve utilizar de uma prova nacional para avaliação dos alunos e fornecer oficinas e aulas voltadas nos resultados por aluno e por escola, para nivelar e melhorar as habilidades de compreensão textual. Para incentivar os alunos, a escola deve contar com o auxílio dos pais e da sociedade, além de estabelecer parceria com o Ministério da Cultura para organização de eventos para incentivar a leitura, pois como dizia Benjamin Franklin, “Envolva-me e eu aprenderei”.