Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 01/04/2017

Para Durkheim, a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto, tais como obediência às normas, certo grau de conhecimento científico, ação política e ensino técnico. Contudo, atualmente, a educação brasileira tem focado, quase que exclusivamente, no ensino técnico e na obediência às normas. Fato comprovado pela “Reforma do Ensino Médio”, que é baseado na rápida inserção no mercado de trabalho e na formação de indivíduos regrados sem capacidade crítica, o que terá reflexos negativos na sociedade brasileira. A Reforma do Ensino Médio tem por finalidade, entre outras coisas, a flexibilização dos conteúdos do ensino médio por meio da escolha de um dos itinerários formativos- Linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e ensino técnico e profissional-, substituindo assim as 13 disciplinas tradicionais que eram exigidas. Todavia, esses itinerários aumentarão as desigualdades no país, visto que jovens de classes baixas escolherão preferencialmente o ensino profissional em detrimento dos demais, para conseguir entrar no mercado rapidamente, exercendo profissões de baixa qualificação e remuneração. Enquanto, os jovens de classes média e alta escolherão áreas que lhe permitirão uma projeção social, exercendo profissões de alto grau de conhecimento científico e alta remuneração. Além disso, essa nova lei prevê um aumento da carga horária de 800 horas anuais para 1400 horas. Entretanto, essa medida acarretará em uma maior evasão escolar e uma piora da qualidade do ensino, uma vez que o país não possui respaldo infraestrutural para o ensino integral e não terá por muito tempo, já que a PEC 241 congelará os investimentos em educação e saúde por 20 anos. Infere-se, portanto, que as Reformas do Ensino Médio na forma em que foram apresentadas trarão mais problemas do que soluções. Porém, modificações podem ser feitas para que elas sejam mais benéficas, tais como a criação de bolsa auxílio para estudantes de baixa renda que tem freqüência regular no ensino médio, pelo Ministério da Educação, a fim de diminuir a evasão escolar e criar condições para que o estudante consiga seguir carreira científica. Além disso, o Ministério da Educação precisa reformar as escolas públicas, criando refeitórios com, pelo menos, quatro refeições por dia, espaço de convivência, salas adequadas e segurança no período integral. Somado a isso, o ministério precisa aumentar os salários dos professores, criando bonificações e prêmios.