Título da redação:

Equiparação Internacional ou Defasagem Atual

Tema de redação: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 02/04/2017

A proposta de reforma do ensino médio, anunciada pelo governo de Michel Temer foi aprovada, e portanto as escolas brasileiras preparam-se para se adequar ao textobda proposta, que vale-se em 2019. A Reforma prevê a mudança da metodologia de aplicação das disciplinas, para agora serem facultativas à escolha dos estudantes. Revela-se portanto como precursora da enfim atenção à educaçao no Brasil, que tem assumido plano secundário na gestão dos governadores até então. Esta, além de proporcionardesempenho na formação acadêmica dos jovens, permitindo uma relação equitativa entre as redes públicas e privadas de ensino, confere a estes valores de cidadania, tornando-os aptos ao ingresso na sociedade ao dar-lhes a liberdade de escolha para decidirem suas decorrências profissionais. É preciso salientar que aas reformas propostas não definem-se como "originadas pelo giverno brasileiro", mas baseados nos modelos de educação internacionais. Logo, não se busca criar um método isolado de ensino no Brasil, mas sim equipara-lo aos níveis de paises desenvolvidos, visto a estagnação em que se encontra o sistema educacional brasileiro atual, em relação aos modelos de paises como os Estados Unidos, onde o ensino médio é direcionado conforme o curso de graduação escolhido pelo estudante. Assim a finalidade da reforma é nivelar a educação nacional aos padrões consentidos internacionalmente. Além disso, as mudanças no ensino médio ão de promover maior liberdade aos jovens, e projeção de um futuro profissional. A alternativa de realizar um curso técnico integrado ao ensino médio, possibilita que os estudantes se qualifiquem mais cedo, e consigam uma profissão digna, reduzindo pois os índices de jovens que são forçados ao ingresso em trabalhos informais e não raramente ilegais. Sendo portanto, de suma importância a Reforma à juventude, principalmente às classes com menor poder aquisitivo, mais afetadas pela precariedade da Educação. Conclui-se portanto, que a Reforma se mostra uma medida urgente e necessária para se mudar o cenário da educação brasileira, cuja atualmente se encontra defasada e precária, prioritariamente as instituições públicas. Para tanto é preciso uma série de medidas para sua aplicação. Tais como um plano económico, por parte do Governo, para a reforma gradativa das escolas, tendo em vista o estado da economia brasileira. Além disso, é preciso que o Ministério da Educação formule a Base Nacional Comum Curricular(BNCC) de forma que os estudantes independente das disciplinas facultativas, tenham uma formação digna, para assim evitar-se desigualdades.