Título da redação:

Ensino:útil e de qualidade

Tema de redação: A questão da Reforma do Ensino Médio

Redação enviada em 23/04/2017

Em fevereiro desse ano-2017-,foi sancionada no Senado a medida provisória (MP) que trata da reforma do ensino médio.Entre as medidas propostas está o aumento da carga horária de 800 para 1.400 horas no ensino,a retirada de disciplinas indispensáveis ao desenvolvimento do aluno da base nacional comum curricular(BNCC) e a não obrigatoriedade de ser formado em alguma licenciatura para ensinar.Porém,a reforma não abordou pontos essenciais como a necessidade de aplicar o ensino no dia a dia e aguçar a curiosidade do aluno para o aprendizado. Em primeiro lugar, é importante destacar o impacto da retirada de matérias da BNCC. Artes, ensino religioso, filosofia e sociologia são as disciplinas que não constam mais como obrigatórias. No entanto, tais disciplinas devem ser trabalhadas com os alunos,pois desenvolvem o senso crítico do indivíduo, além de auxiliar na compreensão do mundo, das relações humanas. Por exemplo, a sociologia é responsável por analisar e entender a transformação da sociedade, ajudando também a explicar fenômenos como o imoral “jeitinho brasileiro”; prática que transgride a norma e deve ser coibida no âmbito escolar e na família. Essa exemplificação comprova a falta que tais disciplinas farão na construção do senso moral do indivíduo no convívio em sociedade. Outrossim, a valorização do professor é outro ponto que deve ser debatido.A autorização de pessoas não formadas a ensinar é um motivo de desestimulação ao progresso do indivíduo.Pois,dessa forma, pessoas não preparadas para lecionar ocuparão o tradicional cargo do professor formado e que conquistou seu diploma.Ademais,o programa de emenda a constituição 241 (PEC/241) limita os gastos no setor da educação,fazendo decair a qualidade no ensino e o estímulo financeiro ao professor.Nesse sentido,o requerimento de licenciatura para ensinar nas salas de aula e a promoção de um salário digno ao professor são atitudes de extrema necessidade para melhorar a didática nas escolas. Fica claro, portanto, a necessidade do aluno aplicar o conteúdo absorvido na escola em sua vida cotidiana, além de ter acesso a uma educação de qualidade e que lhe estimule o aprendizado;questões tangenciadas pela reforma do ensino médio. A BNCC deve ser editada pelos Senadores,contando nessa nova edição com os conteúdos de artes,religião,filosofia e sociologia ,para que o estudante construa seu senso crítico e melhore o seu convívio no meio social.O ministério da educação(MEC) em parceria com as escolas deve oferecer ensino de qualidade aos alunos,por meio de investimentos em infraestrutura de escolas,boa remuneração de professores e material didático atualizado. Com essas soluções o Brasil realmente terá uma transformação na educação e por conseguinte em sua sociedade.